Serviços de tecnologia da SOL by RZK trazem dados precisos sobre clima, plantio, colheita, operação de máquinas, entre outros, visando reduzir custos e aumentando segurança da produção

Em um ano decisivo para o agronegócio do país, com previsão de crescimento de 3% a 5,5% do PIB (Produto Interno Bruto) do setor, as incertezas em torno do cultivo continuam a preocupar o produtor. Mudanças climáticas, falta de aporte financeiro, controle de pragas e insumos mais caros são as principais queixas. No entanto, as soluções da SOL, empresa de tecnologia do Grupo RZK, visam contornar todas essas questões garantindo maior eficiência agronômica, produtiva, financeira e na gestão de riscos.

“A Sol é a única empresa de tecnologia agrícola que oferece todas as soluções integradas para otimizar e rentabilizar a produção. Desde a conectividade até a mais moderna estação meteorológica, o produtor tem na palma da mão o que há de mais moderno para tomar as melhores decisões”, afirma Rodrigo Oliveira (foto acima), CEO da SOL by RZK. “Por meio de ferramentas e inteligência de dados, as tecnologias mostram ao agricultor como agir em cada etapa da produção, trazendo mais rentabilidade e previsibilidade”, completa o executivo.

Com a garantia de conectividade de internet 3G e 4G, por meio de torres próprias de mais de 60 metros de altura, a SOL by RZK dispõe de estações meteorológicas completas instaladas nas fazendas. Com isso, é possível obter dados precisos sobre a umidade, a velocidade e direção do vento, temperatura, inclusive por talhão, garantindo economia com irrigação, pulverização, janelas de plantio e colheita, entre outros. O software de Gestão Agronômica também oferece um panorama completo das lavouras, saúde das plantas, incidência de pragas e muito mais.

Com os serviços de telemetria de máquinas e equipamentos, é possível acompanhar em tempo real o trabalho das colheitadeiras e tratores em geral. Com isso, é possível otimizar o serviço e garantir economia com combustível, manutenção e até seguro. “Temos todas essas soluções tecnológicas que só agregam, dão previsibilidade e segurança para o produtor rural, e minimizam os riscos de produção. Com isso, o agronegócio ganha com taxas de financiamento mais baixas e seguros mais em conta”, diz Roberto Melles, diretor de Pré-Vendas e Produtos da SOL by RZK.

 

Clube SOL – Todos esses serviços tecnológicos da SOL by RZK, incluindo equipamentos de rádio para comunicação rápida, estão disponíveis pelo Clube SOL, uma assinatura anual que proporciona acesso a todas as soluções desenvolvidas pela empresa. Uma espécie de “clube de vantagens”, o agricultor tem na palma da mão tudo que precisa para tomar as decisões corretas para prevenir e remediar danos à plantação.

“O Clube Sol é o pacote completo, com tudo que é preciso para ter os melhores resultados. Com soluções que trazem previsibilidade em todos os aspectos do cultivo, o produtor terá o máximo de eficiência agronômica, produtiva, financeira e na gestão de riscos”, diz Melles.

A agricultura 4.0 soluciona diversas questões enfrentadas em todas as safras. Seja a diminuição de custos, que vão desde evitar desperdício de insumos a melhores valores nos seguros, ou a perda do cultivo, através do monitoramento climático. Tudo isso proporciona maior rentabilidade, produtividade e sustentabilidade ao agricultor.

“A Sol nasceu para impulsionar todo o potencial do agronegócio brasileiro. Cuidando de todos os aspectos da produção, o objetivo é oferecer o que há de mais moderno em tecnologia e conectividade para todo o produtor brasileiro, sejam pequenas ou grandes produções”, diz Rodrigo Oliveira.

A Sol By RZK é uma empresa de tecnologia do Grupo RZK que oferece serviços e soluções tecnológicas, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade rural de maneira integrada, buscando impulsionar a rentabilidade, a produtividade e a sustentabilidade das atividades agrícolas visando o máximo de sua eficiência: eficiência agronômica, eficiência produtiva, eficiência financeira e eficiência na gestão de riscos. A empresa nasceu em 2020 com a missão de levar tecnologia e conexão aos produtores rurais. De lá pra cá, já atingiu a marca de 12 milhões de hectares com cobertura de rede 3G/4G, o que representa mais de 15% da área cultivada no país. São cerca de 450 torres cobrindo 66 mil propriedades rurais, e em 14 estados e quase 200 municípios.

VFR Comunicação