Redução de até 60% no tempo de manobra é um dos principais diferenciais da nova linha

A Grunner, indústria de Smart Machines, fecha quase 150 milhões de reais com a venda de 70 unidades de sua nova linha ATR série S em apenas 15 dias após o lançamento comercial. O objetivo da empresa era comercializar 100 unidades da nova linha ao longo de todo o ano de 2025, porém, com a rápida adesão do mercado, foi necessário readequar a meta, evidenciando a crescente demanda por soluções mais sustentáveis e economicamente vantajosas.

“A grande procura mostra que o produtor de cana está cada vez mais atento a soluções que aliem sustentabilidade, redução de custos e aumento de rentabilidade. Nossa linha ATR Série S entrega exatamente isso ao otimizar a colheita, diminuir pisoteio e reduzir as paradas operacionais e horas auxiliares”, ressalta o gerente comercial da Grunner, André Torquetti.

“A Grunner está preparada para um ano repleto de novidades e conquistas. Nossos clientes já estão percebendo as inovações que compartilhamos com o lançamento da Linha S, o que nos dá ainda mais confiança para seguir adiante com o nosso propósito: aprimorar a experiência operacional da Grunner por meio de soluções inovadoras, sustentáveis e seguras, potencializando resultados, desenvolvendo talentos e assegurando a satisfação dos clientes, além de fortalecer parcerias duradouras”, comenta o sócio-presidente da Grunner, Henrique Belei.

 

Inovações que trazem mais eficiência à colheita – Com foco em agilidade, produtividade e economia, a nova série S conta com 15 evoluções em relação à linha anterior (série X), direcionadas à operação de colheita e transbordamento da cana. Um dos destaques é a redução do diâmetro de giro da roda, que reduziu o raio de manobra de R27,3m para R18,3m, economizando até 60% do tempo em cada manobra de cabeceira e diminuindo o pisoteio nas linhas de cana.

A melhor distribuição de carga também é uma novidade que amplia a estabilidade da máquina e prolonga a vida útil dos pneus, otimizando ainda mais os custos de operação no campo. Já o levantamento do transbordo foi redesenhado para oferecer maior espaço livre e menor interferência na caixa de carga, evitando o acúmulo de cana.

Pensando no bem-estar dos operadores, o sistema de ar-condicionado foi remodelado, com saídas de ar posicionadas na parte superior da cabine e condensadora à frente do radiador, garantindo refrigeração rápida e eficiente. Além disso, o radiador agrícola, inovação da Grunner, foi redesenhado, contribuindo para melhor performance do motor e redução de paradas para limpeza.

 

Mais segurança e até 64% de economia de combustível em relação ao trator – Ao longo do desenvolvimento da linha, foram feitos diversos testes de consumo de diesel por tonelada, comparando a ATR série S à nossa ATR série X. “Observamos uma redução de até 14% no consumo de diesel com relação a consagrada série X, o que resulta em até 64% em relação ao trator. Isso é atribuído principalmente ao fato de não precisar interromper o fluxo de trabalho. A diminuição do diâmetro de giro também contribuiu para reduzir em até 60% o tempo de manobra, trazendo ainda mais economia”, afirma Torquetti.

A principal evolução foi o eixo direcional, que é responsável orientação da direção. Na série S ele foi redesenhado para facilitar a transferência de carga, garantindo tração e continuidade nas operações em terrenos desafiadores e ainda com essa mudança foi possível diminuir o raio de manobra. Este ajuste trouxe uma maior eficiência na logística da colheita, já que consegue trabalhar em operações de declive, em estradas irregulares, com força e robustez. Ainda no tópico de mobilidade, unindo força e robustez, os modelos da série S receberão pneus Michelin, uma parceria exclusiva para a Grunner.

A proteção do motor por fibra, associada às novas vedações em couro aeronáutico, evita a entrada de palha, aumentando a segurança operacional. Outro diferencial é o “boné” (prolongador dianteiro da caixa de carga), ampliado na parte dianteira e traseira para reduzir acúmulo de palhas entre a cabine e o implemento, o que também otimiza o tempo de parada para revisão de área. As bolsas pneumáticas com maior pressão completam o pacote de melhorias, garantindo mais eficiência ao sistema.

“O ATR da série S representa um marco na tecnologia agrícola ao oferecer uma combinação imbatível de desempenho, eficiência e durabilidade. É mais do que apenas um equipamento, é uma ferramenta poderosa para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a sustentabilidade da operação”, pontua Mateus Belei, sócio-fundador da Grunner.

Preparados para atender às necessidades do mercado e de um produtor cada vez mais tecnificado, que utiliza dados para tomada de decisões, “estamos prontos para trazer soluções que entregam cada vez mais competitividade, resultados e principalmente o olhar do campo para o campo em nosso portfólio, que foi como a Grunner iniciou”, finaliza o sócio fundador da Grunner (na foto acima).

Um conceito de inovação para atender às necessidades dos produtores de cana-de-açúcar, a Grunner foi criada, em 2018, pelos irmãos Henrique, Lívia e Mateus Belei, tradicionais produtores de cana de Lençóis Paulista (SP). 

Incomodados com o chamado “pisoteio” nas linhas de cana, a dupla adaptou um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia aumentou a produtividade da fazenda, contribuiu para reduzir custos e ajudou no combate as emissões de carbono no processo agrícola.

Desde 2018, a companhia é parceria exclusiva da Mercedes-Benz. O acordo permitiu que os caminhões da marca alemã recebessem o protocolo de tecnologia que deu origem às máquinas Smart Machines da Grunner. O sucesso dessa união fez com que as máquinas da Grunner fossem incluídas no ranking dos dez principais produtos da história da Mercedes, em 2021.

Recentemente, a Grunner obteve a concessão de patente de modelo de utilidade de uma tecnologia que há cinco anos faz parte da estrutura de suas máquinas agrícolas, as Smart Machines. Com a permissão autorizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a empresa se tornou proprietária do título “conjunto de conversão para aumento de bitola das rodas de caminhões rodoviários para uso em lavouras diversas” em todo território nacional até 2033.


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