Com 23 franqueados em 2024, ano de lançamento da franquia e vendas em alta, aposta em inovação e governança para sustentar crescimento e ampliar oportunidades em 2025

A Deutschips, fundada por Elando Auler e atualmente gerida pelos seus filhos Márcio, Diego e Alan Auler, encerrou 2024 com um crescimento de 40% em relação ao ano anterior.

Com 23 franqueados no ano de lançamento da franquia para o mercado, a empresa superou em mais do que o dobro a meta de expansão para 2023, que era de terminar o ano com 12 franquias. Além disso, alcançou um aumento de 20% nas vendas totais, resultando em uma melhora significativa na renda desses novos franqueados. Para 2025, a expectativa é manter esse ritmo acelerado de crescimento, com um incremento de 35%, e expandir ainda mais sua presença no mercado, alcançando 60 franqueados e atuando em Santa Catarina e Paraná até o final do ano.

A semente da Deutschips foi plantada há mais de 27 anos, no Rio Grande do Sul, onde os s iniciaram a revenda de batatas para o mercado, enfrentando os desafios típicos do setor agrícola, como a sazonalidade e a volatilidade do produto. Em busca de estabilidade, a empresa se reinventou, criando marcas próprias e migrando para a produção de chips de batata.

Aos poucos a marca se consolidou, impulsionada pela adoção de novas tecnologias de produção, que otimizaram os processos e garantiram a qualidade dos produtos. Além disso, a transição de um mercado agrícola volátil para um modelo de negócios mais estável levou à criação de um novo modelo de negócios que permitiu à Deutschips expandir suas operações e se tornar uma referência no setor.

 

Parcerias e conquistas: o envolvimento com a AUDDAS – O ponto de virada aconteceu em 2023, com a parceria entre a Deutschips e a Auddas, consultoria que desempenhou um papel fundamental na transformação da empresa, ampliando sua visão estratégica para incluir no plano o canal de franquias, posicionando-o como uma nova frente de negócio e consolidando a empresa como uma rede de franquias. Segundo Eduardo Muller, gestor da companhia, o modelo de negócio permitiu a implementação de um formato no qual os caminhões operam como lojas físicas. Esse modelo além de inovador, se destaca pela não cobrança de royalties, redução do investimento inicial, alta rentabilidade para os franqueados e uma operação mais ágil e eficiente.

“A transformação da Deutschips foi marcada por uma série de desafios e inovações que tiveram um impacto significativo na trajetória de crescimento da empresa. A estratégia foi fundamentada no conceito de “ganha-ganha”, com foco no alinhamento de cultura, a iniciativa trouxe benefícios tanto para os proprietários quanto para os novos franqueados. Conseguimos harmonizar os interesses de todas as partes, definindo papeis claros e destacando a importância de uma sólida governança no projeto. Esse processo foi decisivo para a construção de uma rede de franquias altamente engajada e bem-sucedida.”, explica Rodrigo Chiavenato, diretor da vertical de Franquias da Auddas.

A Deutschips ainda implementou mudanças no sistema de vendas, melhorando a rentabilidade e satisfação dos franqueados. “No início do processo, os colaboradores não tinham uma percepção clara sobre as necessidades que vão além das metas da empresa. No entanto, ao implementar esse novo modelo, que abriu oportunidades para maiores ganhos e novas perspectivas, conseguimos transformar o ambiente de trabalho, senso de pertencimento e tornando-o mais positivo e produtivo”, completou.

 

Visão para o futuro: expansão e consolidação – Para 2025, a empresa está comprometida em continuar investindo em novas tecnologias e na criação de soluções sustentáveis, que garantam o sucesso contínuo do negócio e a satisfação de seus clientes. A visão do fundador permanece clara: expandir o legado da marca e transformar a Deutschips em uma das líderes no setor de alimentos no Brasil, mantendo sua essência e compromisso com a qualidade.

“Acreditamos que o nosso diferencial está na união entre tradição e inovação. Trabalhamos desde o campo até a mesa do consumidor com a mesma paixão que nos trouxe até aqui. E, com o modelo de franquias, criamos oportunidades para que mais pessoas possam crescer junto com a Deutschips”, finaliza Eduardo.


Ana Rosado Comunicação