Biopotencializadores impulsionam a produtividade e a sustentabilidade proporcionando benefícios econômicos e sustentáveis para os produtores de cultivos como milho, soja, cana e algodão

A agricultura brasileira enfrenta desafios constantes impostos por condições climáticas extremas e necessidades cada vez mais exigentes de qualidade e produtividade. Nesse cenário, os biopotencializadores ganham destaque como soluções capazes de maximizar a eficiência no campo e promover a saúde das plantas. Esses produtos naturais, que atuam no aumento da tolerância das lavouras aos estresses bióticos (pragas e doenças) e abióticos (geadas, secas, etc.), têm como principal benefício a otimização do uso de nutrientes e o aproveitamento máximo do potencial genético das culturas.

“Os biopotencializadores promovem uma série de efeitos benéficos, como o aumento da fotossíntese, a melhoria na absorção de nutrientes e a mitigação dos danos causados por condições adversas, como falta ou excesso de chuvas e temperaturas extremas”, destaca Alexandre Frateschi, Diretor de Negócios de Plant Health da FMC para a América Latina.

Trazendo tecnologias com osmoprotetores e alta atividade antioxidante, essas soluções se tornaram aliadas indispensáveis para os produtores atuando na mitigação de desafios típicos da agricultura tropical, como variação de temperatura, escassez hídrica, ataques de pragas e doenças, além da adaptação a diferentes tipos de solo.

Pensando em apoiar os produtores frente a esses desafios, a FMC, empresa de ciências para a agricultura, oferece em seu portfólio biopotencializadores que garantem alta performance e eficiência em diversas culturas. O Crop Evo® é uma solução resultante da biofermentação multietapas, com alta concentração de osmoprotetores, que melhora a osmoregulação das plantas e promove resiliência a estresses ambientais, como secas e altas temperaturas. Este produto de origem natural pode ser aplicado ao longo de todo o ciclo fenológico das culturas, proporcionando efeitos prolongados de proteção contra estresses.

Crop Evo® é uma ferramenta estratégica para os produtores que buscam não apenas mitigar os efeitos de estresses ambientais, mas também maximizar a produtividade de suas lavouras. Os resultados de campo reforçam a eficácia dessa tecnologia como uma solução indispensável para o agronegócio brasileiro”, afirma Frateschi.

Ao longo dos últimos anos, diversos estudos realizados pela FMC comprovaram os ganhos de produtividade, com médias de incremento significativos de até 19 arrobas por hectare na produtividade do algodão, 5 sacas por hectare na soja,18 sacas por hectare no milho e 11 TCH (Toneladas de Cana por Hectare) em cana-de-açúcar. Além disso, o produto atua neutralizando o efeito negativo de espécies reativas ao oxigênio (EROS), minimizando danos causados por adversidades climáticas e, consequentemente, aumentando a rentabilidade das lavouras.

Além de Crop Evo®, a FMC também oferece Seed+®, um fertilizante mineral misto que também é resultado da biofermentação multietapas, Seed+® pode ser utilizado via aplicação no sulco de plantio e tratamento de sementes em diversas culturas. Rico em magnésio, enxofre, ferro e zinco, a tecnologia contribui para o fortalecimento das plantas desde a germinação até a fase reprodutiva. A utilização garante um desenvolvimento inicial mais vigoroso e saudável das culturas, além de maior tolerância a estresses ambientais, promovendo uma colheita mais lucrativa.

A FMC é uma empresa global de ciências agrícolas dedicada a ajudar os produtores a produzir alimentos, rações, fibras e combustível para uma população mundial em expansão, ao mesmo tempo em que se adapta a um ambiente em mudança. As soluções inovadoras de proteção de cultivos da FMC – incluindo produtos biológicos, nutrição de cultivos, agricultura digital e de precisão – permitem que produtores e profissionais de manejo abordem seus desafios mais difíceis economicamente, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Com aproximadamente 5.800 funcionários em mais de 100 locais no mundo todo, a FMC está comprometida em descobrir novos ingredientes ativos de herbicidas, inseticidas e fungicidas, formulações de produtos e tecnologias pioneiras que são consistentemente melhores para o planeta.


Alfapress Comunicações