Tradicionais e importantes para o agronegócio nacional, as feiras agrícolas promovem encontros, troca de conhecimento, exposição de produtos e serviços e, principalmente, fortalecem os negócios para as principais empresas do setor. A agenda de 2025 já iniciou, e a FMC, empresa de ciências para agricultura, marcará presença nos principais eventos do Paraná: Dia de Campo C.Vale, Dia de Campo Lar, Safratec Cocamar, AgroTec Integrada e BelaSafra.
Durante as participações, a companhia apresentará seu portfólio de soluções para as principais pragas e doenças das culturas de soja e milho. Dentre os destaques está o inseticida inovador Premio® Star, que tem amplo espectro de controle, longo residual e tem como referência o lagarticida Rynaxypir, um potente inseticida, para alta performance em percevejos.
“Essa tecnologia exclusiva possui uma formulação diferenciada, pois controla simultaneamente insetos mastigadores e sugadores, sendo 50 alvos biológicos em mais de 50 culturas. Além disso, possui duplo modo de ação, amplo espectro, efeito de choque e residual, menor lavagem pela chuva e otimização operacional”, explica Fábio Lemos, gerente de culturas e portfólio da FMC.
No portfólio de fungicidas, a FMC exibirá seus resultados em campo com o Onsuva®. Com seletividade superior, que alivia a injúria das plantas desde as primeiras aplicações, o produto é recomendado para combater as principais doenças na soja e no milho, como ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi), mancha alvo (Corynespora cassiicola), mancha-parda (Septoria glycines), crestamento (Cercospora kikuchii) e oídio (Microsphaera diffusa).
Indicado para alternância dos ingredientes ativos utilizados no manejo e consequente redução da pressão de seleção dos patógenos, o Onsuva® possui uma formulação balanceada com uma carboxamida inédita e de amplo espectro e um triazol altamente seletivo, que proporciona um melhor manejo de doenças e rotação com outras soluções existentes no mercado, promovendo a sustentabilidade no manejo de doenças.
“O Onsuva® é uma excelente ferramenta para o sojicultor, com desempenho e performance superiores em alvos importantes e de difícil controle, e possibilita um manejo versátil e maior índice da área foliar, que resulta em mais sacos de soja por hectare”, destaca o gerente.
Para o controle de plantas daninhas, a indicação da FMC é o Reator®, um herbicida seletivo pré-emergente que pode ser utilizado inclusive com a soja emergida, pois possui alta seletividade e permite estender a janela de aplicação para o agricultor. Essa flexibilidade operacional somente é possível devido à tecnologia microencapsulada exclusiva do produto da FMC.
Os resultados das pesquisas com o Reator®, em pré-emergência, para manejo do capim pé-de-galinha (Eleusine indica) e do capim-amargoso (Digitaria insularis), plantas daninhas extremamente difíceis de controlar e resistentes a herbicidas, apresentaram controle de 99,9%, uma referência para a soja. “O Reator® tem um excelente desempenho mesmo em solos com coberturas de palha, com maior transposição. Todas essas características estão presentes somente na formulação da FMC e oferecem mais flexibilidade para o agricultor aplicar em qualquer situação de umidade do solo ou com a soja emergida. Essas possibilidades evitam perdas na safra e geram mais rentabilidade”, relata Luís Grandeza, gerente de herbicidas da FMC.
Durante a Agrotec Integrada, a equipe da FMC também destacará o portfólio de soluções para a cultura de citros, com os inseticidas Benevia® e Dimexion®. O Benevia® é uma solução sustentável para o controle de diversas pragas da citricultura, como psilídeo, mosca-minadora, bicho-furão, tripes e lagartas. Com ação sistêmica de alta performance e translaminar, o produto possui uma formulação seletiva a inimigos naturais. Já o Dimexion® possui modo de ação de contato e resultados de controle acima do 90% para as pragas da citricultura, como psilídeo, pulgão‐preto, mosca‐branca‐dos‐citros e outras relevantes. Com sua altíssima performance adulticida e ovicida, compõe o manejo como uma importante ferramenta para rotação de grupos químicos.
“O Paraná é um estado muito importante para FMC, tanto para o estabelecimento de negócios como para expormos nossos diferenciais tecnológicos. Além disso, as feiras agrícolas são mais um ponto de contato entre a nossa equipe com os produtores locais, sendo excelentes oportunidades para que todos os visitantes conheçam nosso portfólio e os resultados das nossas soluções por meio das demonstrações que estarão em campo. Convidamos a todos para nos visitar, tirar dúvidas e compartilhar experiências e conhecimento”, dizem os gerentes.
Veja a agenda de participações da FMC:
- Dia de Campo C.Vale – 14 a 16 de janeiro – Palotina/PR
- Dia de Campo LAR – 14 a 16 de janeiro – Medianeira/PR
- Safratec Cocamar – 15 e 16 de janeiro – Floresta/PR
- Agrotec – Integrada – 22 e 23 de janeiro – Londrina/PR
- Bela Safra – 28 a 31 de janeiro – Cambé/PR
–
–