Após sucesso da primeira edição este ano, no Allianz Parque, Corteva Agriscience une-se à DATAGRO e XP na promoção do megaevento que ocorrerá nos dias 05 e 06 de junho. Pela primeira vez, o Global Agribusiness Forum (GAF), com líderes globais do setor, será aberto ao público

Após o sucesso do Global Agribusiness Festival (GAFFFF), uma nova edição do maior evento de cultura agro do mundo está confirmada nos dias 05 e 06 de junho de 2025. Originalmente previsto para uma semana antes, o evento teve sua data ajustada em função do calendário da próxima temporada da Conmebol Libertadores. 

Uma das novidades do evento é o ingresso da Corteva Agriscience, que agora soma forças com DATAGRO e XP na apresentação do festival. 

“Trata-se de uma oportunidade de conectar o que há de mais moderno na agricultura brasileira com o ecossistema do GAFFFF, que contempla agentes de transformação tão importantes para o nosso setor e para a sociedade como um todo. Associar a Corteva com a DATAGRO e a XP reforça a nossa cultura de inovação e o compromisso de ser o melhor fornecedor de produtos e soluções aos agricultores nas próximas décadas”, destaca Felipe Daltro, diretor de Marketing da Corteva para o Brasil e Paraguai.   

Outra novidade para 2025 envolve o Global Agribusiness Forum (GAF), tradicionalmente reservado para convidados e que reúne autoridades e líderes globais para discutir as tendências e desafios da agricultura e pecuária. Na edição do próximo ano, o Forum será expandido para o público em geral, no gramado do Allianz Parque, democratizando o acesso às discussões sobre o futuro do setor.   

A DATAGRO, consultoria que atua em mais de 50 países e organiza o GAFFFF, também confirmou a dupla Fiduma e Jeca, que fez sucesso na primeira edição, para um dos dias do festival.   

“O anúncio de uma nova edição do GAFFFF atualiza nosso compromisso de conectar o campo e a cidade, trazendo para dentro da maior metrópole da América Latina as discussões que interessam àqueles que produzem alimentos, fibras e bioenergia, mas também a todos que consomem o que vem das fazendas, reduzindo esta distância”, afirma Luiz Felipe Nastari, diretor de comunicação, eventos e educação da DATAGRO.     

Os organizadores destacaram ainda o compromisso em expandir o evento, com possibilidade de levar a marca GAFFFF, inclusive, para edições no exterior.     

“Na primeira edição, contamos com dezenas de patrocinadores que, assim como a DATAGRO e a XP, acreditam no sucesso do evento e na força de toda cadeia que se relaciona com a agropecuária, desde os agricultores, passando por todos os elos da produção de alimentos, até os supermercadistas, que fazem esta conexão da produção agrícola com o consumidor”, destacou Nastari.    

A primeira edição do festival reuniu mais de 20 mil pessoas e foi apresentada pela XP. Ao todo, mais de 240 palestrantes nacionais e internacionais se apresentaram no evento, incluindo o comissário da agricultura da União Europeia, Janusz Wojciechowski, e a ativista e política moçambicana Graça Machel. Autoridades como o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também estiveram no festival.    

O GAFFFF também abriu espaço para mais de 120 agricultores familiares. Produtores de queijo, vinho, mel e alimentos orgânicos puderam expor seus produtos ao público da cidade. 

“Estamos muito contentes com o resultado da primeira edição do novo formato do GAFFFF. Reunimos parceiros e potenciais clientes em um único lugar, foram dias de muito aprendizado, networking e negócios fechados. A próxima edição, com certeza, será ainda melhor”, diz Pedro Freitas, head de agro do banco de investimentos da XP.

Mais de 100 agtechs, 180 empresas e 10 universidades também levaram para o Allianz Parque, na primeira edição, inovações voltadas ao agricultor que têm contribuído para o aumento da eficiência no campo.   

O festival exaltou a cultura sertaneja. Chitãozinho e Xororó e Jorge e Mateus fecharam a programação em cada um dos dias. Os Independentes, da Festa do Peão de Barretos, realizaram um rodeio virtual no meio do gramado do Allianz Parque.   

O GAFFFF também se destacou nas redes sociais, alcançando mais de 180 milhões de impressões e ultrapassando 58 milhões de visualizações nas plataformas digitais. Com um impacto direto em mais de 23 milhões de pessoas e 16 milhões de interações.   

No GAFFFF de 2025, os organizadores vão ampliar a área gastronômica, com novas opções de alimentação. Além das aulas com chefes nacionais e internacionais, que fizeram sucesso na primeira edição do evento, haverá também o festival de churrasco com carnes e opções vegetarianas e veganas.   

Luiz Felipe Nastari, Diretor de comunicação, educação e eventos, DATAGRO; Lisandro Lopez, CMO, XP; Guilherme Nastari, Diretor, DATAGRO; Felipe Daltro, Diretor de Marketing, Corteva

 

Realizadores – O GAFFFF, assim como o Global Agribusiness Forum (GAF), que ocorre dentro do festival e é organizado desde 2012, foi realizado em conjunto por: DATAGRO, Sociedade Rural Brasileira (SRB), Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), Aliança Internacional do Milho (Maizall), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), a Bioenergia Brasil, e União Nacional do Etanol de Milho (Unem).   

Com 40 anos de mercado, a DATAGRO é uma consultoria com atuação global e referência no setor. Os dados e análises produzidos sobre agropecuária e clima, orientam a tomada de decisão de clientes em mais de 40 países. São mais de 130 relatórios mensais sobre mais de dez culturas e mercados. Ao todo, a DATAGRO reúne oito unidades de negócios: Consultoria Estratégica, Alta Performance, Análise de Mercado, Financial, Governos, Gestão, Markets e Experience – área responsável pelos eventos, incluindo o Global Agribusiness Fórum (GAF) e o Global Agribusiness Festival (GAFFFF), apresentado pela XP.


Agência Fato Relevante