Evento ocorre em 26 de novembro, data em que a ONU definiu como Dia Mundial do Transporte Sustentável, chega à sua terceira edição e destaca o setor de mobilidade na busca pela sustentabilidade

Debates e reflexões acerca do papel da inovação para a transição de um modelo de economia linear para circular, especialmente por meio da mobilidade sustentável, integram a programação do Circular Experience 2024, que acontece no dia 26 de novembro, no Unibes Cultural, em São Paulo. Realizado pelo Movimento Circular com apoio da Scania, o objetivo da iniciativa é reunir parceiros para compartilhar boas práticas e ampliar a visibilidade do tema.

A agenda contará com dois painéis. O primeiro,  “As oportunidades e desafios na construção de uma Sociedade Circular”, mediado por Vinicius Saraceni, diretor-geral do Movimento Circular, especialistas e técnicos irão debater a circularidade nos dias atuais. Um dos participantes é o Prof. Flávio Miranda, embaixador do Movimento Circular, especialista em Economia Circular e Consultor do G20. Outros nomes devem ser confirmados em breve.

Em seguida, o painel, “Transporte e Circularidade”, abordará a inovação e os desafios da circularidade no setor de transportes. A mediação ficará a cargo de Patrícia Acioli, diretora de Comunicação Corporativa e de Sustentabilidade da Operação Industrial da Scania para  América Latina, e os painelistas serão Arthur Rufino, CEO da Octa; Carolina Pecorari, executiva de Sustentabilidade e ESG da Ultragaz  e Marília Garcez, diretora de inovação da InvestSP (atualizar).

Além dos debates, haverá um almoço para promover conexões; uma oportunidade estratégica para fortalecer parcerias.

 

Propulsor de mudança e investimentos – De acordo com Vinicius Saraceni (foto abaixo), a Economia Circular é uma grande impulsionadora de inovação e investimentos que promove milhares de oportunidades para diversos setores da economia. “O setor de transportes é um dos grandes propulsores de investimento econômico local, regional e nacional. Ele atua como uma alavanca para diversos setores da economia, desde a indústria de base, como a de aço, borracha, polímeros até setores de alta tecnologia, de energia, e pesquisa. Essa cadeia gera milhões de empregos diretos e indiretos e estimula o avanço de tecnologias. Por isso que o Movimento Circular, nesta terceira edição, fala sobre um setor que vem recebendo atenção de políticas públicas e tendo resposta da indústria com bilhões em investimentos e oportunidades”, ressalta.

 

O professor Flávio de Miranda Ribeiro, embaixador do Movimento Circular e um dos painelistas, ressalta que a Economia Circular é atualmente reconhecida como a principal tendência em sustentabilidade, especialmente por diversas empresas e governos. “Desde o início do Movimento Circular, temos visto um avanço nesse sentido, principalmente com empresas e instituições entendendo não apenas a importância da Economia Circular como um futuro mais sustentável, mas principalmente dos benefícios que vão ficando mais claros a cada um dos atores sociais dessas organizações”, comenta.

Ele acrescenta que a realização do evento no Dia Mundial do Transporte Sustentável reforça um tema central na missão do Movimento Circular, uma vez que a mobilidade sustentável conecta empresas, cidades e pessoas em um propósito comum de maior circularidade, além de tocar em questões emergentes.

“Esse tema conversa com outro assunto cada vez mais importante para toda a sociedade, que é o desafio das mudanças climáticas. A mobilidade, em diversas partes do mundo, é um dos principais fatores de emissões de gases de efeito estufa, e a nossa sociedade, para se tornar mais limpa e de baixo carbono, terá que enfrentar o desafio de reinventar a sua mobilidade”, enfatiza.

Patrícia Acioli, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Scania para a América Latina. “O Dia Mundial do Transporte Sustentável foi criado pela ONU em 2022, desde então, usamos esta data para promover a discussão, os caminhos, as soluções e o engajamento desta pauta. Este ano, nosso olhar foi unir transporte com circularidade. Estamos em um setor altamente intensivo no uso de matéria prima, fazemos uso de recursos naturais em nosso processo fabril e operamos em um modelo de negócio linear.  Mas sabemos que circularidade é o próximo horizonte do nosso propósito, se adequa à visão e à estratégia de sustentabilidade, portanto, é ao mesmo tempo uma necessidade e uma oportunidade de impactar toda a cadeia”, comenta. “Já iniciamos essa  jornada e nosso objetivo é promover o conhecimento, aumentar a conscientização e dar visibilidade ao fato de que não basta o Transporte e a Logística serem descarbonizados, é fundamental serem circular em todo esse processo”, conclui.

Circular Experience 2024: Inovação e Caminhos para a Circularidade

O Circular Experience 2024 é um evento reservado para parceiros e convidados especiais do Movimento Circular, este ano patrocinado pela Scania. Seu propósito é explorar o futuro sustentável e o papel da inovação na criação de uma sociedade circular. O encontro reunirá importantes parceiros para discutir como a combinação de tecnologia e criatividade pode gerar soluções para os desafios contemporâneos.

Data: 26 de novembro, terça-feira | Horário: 8h30 às 13h30

Local: Unibes Cultural, São Paulo – Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré.

Criado em 2020, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da Economia Circular, conceito-base do movimento. O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com o objetivo de informar as pessoas e instituições de que um futuro sem lixo é possível a partir da educação e cultura, da adoção de novos comportamentos, da inclusão e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes. O trabalho conta com a parceria pioneira da Dow, com sede em Michigan, Estados Unidos, e atuação global. O Movimento Circular contabiliza hoje 5 milhões de pessoas impactadas por suas ativações e conteúdos.

Betini Comunicação