Criação da área de meio ambiente e implementação do comitê, inventário de emissões de gases de efeito estufa para o Complexo Operacional localizado em Jarinu (SP), adesão ao programa de descarbonização, em parceria do Senai, compensação de 138 mil toneladas de resíduos gerados pelos negócios de pescados e nutrição animal por meio do EuReciclo e descarte ambiental correto de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em parceria com a Abree, compensando 15,8 toneladas. No negócio de pescados, mais de 4 mil toneladas de subprodutos foram transformadas em farinha e óleo, fortalecendo a circularidade da operação e agregando valor econômico a este subproduto que poderia ser considerado como detrito ou inservível.

Estas são algumas das diversas ações destacadas na terceira edição do Relatório de Sustentabilidade do Grupo MCassab, que reúne todas as iniciativas e compartilha com a sociedade os resultados sociais, econômicos, ambientais e de governança nas quatro áreas de atuação (Nutrição e Saúde Animal, Distribuição, Consumo, e Pescados). 

“O Grupo MCassab busca a perpetuidade dos seus negócios por meio de uma atuação sustentável, que engloba a proteção do meio ambiente, o desenvolvimento das pessoas e o fortalecimento da governança corporativa. A organização reconhece que a sustentabilidade é fundamental para o futuro do planeta e se compromete a reforçar cada vez mais essa visão em todas as suas áreas de atuação”, relata Thami Capitani, Gerente Corporativo de Qualidade na Mcassab Nutrição e Saúde Animal.

Thami destaca que para alcançar os objetivos propostos o Grupo MCassab atua em diversas frentes dos pilares Ambiental, Social e Governança (ESG – sigla em inglês). Em cada um, renova-se o compromisso para que os resultados sejam entregues de maneira clara e positiva. No pilar ambiental, destaque para a plataforma ambiental que compreende temas: Gestão de recursos naturais, Gestão de Resíduos, Logística Reversa, Emissões,  Energia e Biodiversidade. No aspecto social, o Grupo MCassab desenvolve iniciativas focadas na Gestão de Pessoas, Diversidade e Inclusão, além do Engajamento com a Comunidade. Já em Governança corporativa, os destaques são Estrutura de Governança, Sistema de Compliance e Gestão de Riscos.

A especialista esclarece que o Comitê de Auditoria interna, ligado ao Conselho de Administração, desempenha importante papel nesse processo. O Comitê realiza uma detalhada análise do mapa de risco da organização, fornecendo insights valiosos para que o Conselho tome decisões estratégicas para mitigar possíveis vulnerabilidades e definir prioridades para o plano bianual de auditoria interna. “Essa análise de riscos é crucial para antecipar cenários desafiadores e implementar medidas de mitigação eficazes, garantindo a resiliência e a sustentabilidade do Grupo a longo prazo.”

O Relatório de Sustentabilidade do Grupo MCassab pode ser acessado na íntegra NESSE LINK.

O Grupo MCassab é uma organização familiar nacional, de 95 anos, com administração profissional, que distribui ao mercado brasileiro e latino-americano. Com matriz em São Paulo (SP), a empresa está presente nas grandes capitais do Brasil, além de escritórios na Argentina, Paraguai, Uruguai, Colômbia, China e Índia. O negócio de Nutrição e Saúde Animal é um dos maiores do Brasil, atuando com especialidades e ingredientes para avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. A Fider Pescados, que se dedica à criação e ao desenvolvimento de produtos a partir da tilápia. O negócio de Distribuição atende à área industrial com o fornecimento de matérias-primas para cosméticos, limpeza doméstica e institucional, farmacêutica, veterinária, química e agrícola. A NUTROR oferece pré-misturas customizadas ao mercado de alimentos, bebidas, suplementos e nutrição clínica.

Texto Comunicação Corporativa