Hotel de abelhas ajuda na preservação de polinizadores e melhora qualidade dos frutos

Uma única abelha visita cerca de 6 mil flores por dia e é dessa forma que ela promove a reprodução de diferentes plantas. Pensando nisso, a Katira adotou um sistema de hotel de abelhas nos campos, desenvolvido pela Bayer, para acolher abelhas solitárias que se desapegam dos seus enxames e passam a viver nos troncos de árvores ou próximas ao solo. O hotel de abelhas é um móvel de madeira em formato de favo de mel com vários orifícios de diferentes tamanhos para abrigar as diversas espécies de abelhas solitárias.

A Katira, além de colaborar com um ambiente sustentável para esse inseto, beneficia-se com a polinização das abelhas, pois elas aumentam a produção nos pomares, a qualidade dos frutos em peso e suco e aumento do número de sementes. As abelhas ao extraírem o néctar das flores, seguram o pólen no corpo e ao voarem de flor em flor, depositam o pólen. Essa transferência incentiva uma reprodução cruzada das plantas e consequentemente, em frutos de melhor qualidade.

O trabalho de polinização feito pelas abelhas ajuda no ambiente agrícola por melhorar o valor nutricional das frutas, o sabor, textura e tamanho, mas esse inseto também é indicador de mudanças climáticas, promove uma maior biodiversidade e reprodução de plantas e permite que culturas agrícolas se adaptem a condições climáticas adversas.

Gracimara Ferreira, Analista de Processos e Qualidade da Katira, afirma que adotar o sistema de hotel de abelhas foi algo inovador para a empresa e que auxiliou nas plantações. “A Frutas Katira é referência em qualidade e sustentabilidade, então adotar esse sistema foi dar mais um passo em direção ao que acreditamos na empresa e buscamos entregar para os consumidores das nossas frutas”, comentou.

A iniciativa inovadora é um modelo de agricultura sustentável que colabora com a preservação dos ecossistemas e manutenção da biodiversidade. O projeto “Bee Care” é para clientes da Bayer que conquistaram quatro ou cinco estrelas no programa Impulso Bayer e busca criar um ambiente seguro para as abelhas no cenário rural.

No mercado desde 1974, e com origem em Taquaritinga-SP, a Katira iniciou suas atividades com a comercialização de citrus em geral em Contagem-MG. E foi a partir de 1980 que a empresa começou a expandir os negócios, criando o próprio packing house, na Fazenda São José, em Taquaritinga, atual sede, e dez anos depois chegando ao Ceasa de Curitiba, onde nasce a segunda loja. Junto a esse crescimento, iniciam a produção de frutas cítricas em geral, com 50% da produção consolidada de limão tahiti. Presente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste em grandes redes de supermercadistas desde 2016, a Katira traz como diferenciais a qualidade, a tecnologia em suas máquinas que conseguem realizar uma seleção de frutas com melhor precisão identificando defeitos internos e externos dos produtos que leva a mesa do consumidor.

Alfapress