Produtores devem preparar pomares para nova estação, utilizando fitorreguladores, a fim de otimizar o crescimento das macieiras e garantir uma colheita mais produtiva

Com a aproximação do fim do inverno, previsto para o final de setembro, os produtores de maçãs devem preparar seus pomares para a nova estação, adotando estratégias e ferramentas que potencializem a produtividade de suas lavouras. A transição para a primavera é o momento ideal para implementar tecnologias como os fitorreguladores, que ajudam a otimizar o crescimento das macieiras, equilibrando o desenvolvimento vegetativo da planta com a frutificação. Quando não gerenciado corretamente, o crescimento excessivo dos ramos pode comprometer a qualidade dos frutos e a eficiência da colheita.

Para garantir uma frutificação eficaz e obter frutos de melhor coloração e tamanho é fundamental o uso de reguladores de crescimento. “O Viviful SC, regulador desenvolvido pela IHARA, desempenha um papel crucial, moderando o crescimento e direcionando os recursos da planta para a produção de frutos de alta qualidade. Esse produto pode aumentar a produtividade das macieiras em até 30% em comparação com métodos tradicionais”, afirma o engenheiro agrônomo e gerente de Marketing Regional da IHARA, Marcos Vilhena.

A adoção de fitorreguladores no cultivo de maçãs representa um avanço significativo na gestão das lavouras, permitindo colheitas mais eficientes e sustentáveis. Segundo o engenheiro agrônomo do Grupo Hiragami, Celito Soldá, o Viviful SC é uma ferramenta estratégica inteligente para o manejo, pois contribui para manter a planta mais equilibrada, resultando em um melhor retorno produtivo. “Essa tecnologia, além de manter o crescimento mais adequado das plantas, contribui para a autorregulação do sistema, favorecendo uma maior produção no próximo ciclo. Estamos muito satisfeitos com o resultado obtido”, comemora.

Além de melhorar a quantidade e qualidade das maçãs, o Viviful SC contribui para uma redução significativa nos custos operacionais. Ele diminui os gastos com podas, melhorando a estrutura dos ramos e a incidência de luz solar, o que resulta em frutos mais uniformes e com maior valor comercial. A tecnologia também ajuda a reduzir as perdas pós-colheita, um fator fundamental para a rentabilidade dos produtores.

“Com a adoção de tecnologias eficientes, os agricultores podem esperar uma melhoria substancial na eficiência de suas lavouras. A combinação de reguladores de crescimento com boas práticas agrícolas representa um avanço significativo para a fruticultura, proporcionando uma agricultura mais eficaz e sustentável”, reforça gerente de Marketing Regional da IHARA.

 

Atuação dos reguladores de crescimento nas macieiras – Os reguladores de crescimentos são essenciais para o equilíbrio da planta, oferecendo uma melhor arquitetura de ramos e um pegamento de floração mais eficiente. Isso favorece a incidência de luminosidade e garante um desenvolvimento mais uniforme dos frutos, além de evitar a baixa produtividade causada pelo excesso de frutas por planta. Outro benefício da adoção dessa tecnologia é que facilita o manejo da planta, promovendo um amadurecimento de melhor qualidade e reduzindo a incidência de doenças fúngicas por umidade.

“É de grande importância usar reguladores quando a brotação dos ramos excede o desejado, especialmente em condições climáticas específicas, como as da região Sul do Brasil, onde o crescimento vegetativo pode ser mais intenso devido a altas temperaturas e pluviosidade. Monitorar o crescimento após o período de dormência e adotar reguladores adequados são práticas cruciais para garantir a eficiência e a qualidade da produção”, conclui Vilhena.

IHARA é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que há 59 anos leva soluções para a agricultura brasileira, setor no qual é reconhecida como fonte de inovação e tecnologia japonesa como uma marca que tem a credibilidade e a confiança dos seus clientes. A empresa conta com um portfólio completo de fungicidas, herbicidas, inseticidas, biológicos, acaricidas e produtos especiais somando mais de 80 soluções que contribuem para a proteção de mais de 100 diferentes tipos de cultivos, colaborando para que os agricultores possam produzir cada vez mais alimentos, com mais qualidade e de forma sustentável. Em 2022, a IHARA ingressou no segmento de pastagem, oferecendo soluções inovadoras para o pecuarista brasileiro.

Attuale Comunicação