Realizado pela Una Lafaiete e patrocinado pela Gerdau, iniciativa chama a comunidade para participar

Quem vê a horta do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do Bairro São Dimas, em Conselheiro Lafaiete, com tantas hortaliças e plantas medicinais, deve ficar curioso para saber como o local tem produzido tanta verdura bonita. A resposta para esta dúvida vem do projeto “Ressignificação de Espaços Ociosos no Município de Conselheiro Lafaiete” ou carinhosamente chamado de “Horta que Transforma Vidas”, realizado em parceria com o curso de Agronomia, da Faculdade Una Lafaiete. A iniciativa foi premiada recentemente no 8º Prêmio Gerdau Germinar, na categoria Árvore (graduação e cursos técnicos) e será renovada até o final do ano.

O projeto está há um ano no Caps. Nele os alunos da Agronomia Una Lafaiete oferecem consultoria gratuita para que os pacientes atendidos na instituição realizem o cultivo da horta com técnicas corretas. “Tudo que é colhido lá é deixado para os próprios pacientes do Caps. Implementamos algumas técnicas e eles mesmos plantam e colhem”, explica o professor do curso de Agronomia da Una, Emerson Chaves Ferreira Gomes (foto).

 

Novos cultivos e doação de insumos – Neste ano, estão sendo realizados novos cultivos: abóbora moranga e mudas de mamão. Para ensinar o cultivo, os professores e alunos da Una Lafaiete fazem treinamentos periódicos com os pacientes.

“A horta é um recurso terapêutico que já utilizávamos. Mas, não tínhamos todos os recursos que temos hoje depois desta parceria, que foi muito importante. Ela trouxe conhecimento através das oficinas e treinamentos junto com os estudantes. Continuaremos com esta laborterapia, como oficina terapêutica para eles”, destaca gerente da Rede de Atenção Psicossocial do Caps, Renata Eunice de Souza Silva Oliveira.

A gerente informa que a comunidade também pode colaborar com a iniciativa. Atualmente são aceitas doações de mudas de plantas medicinais e de hortaliças, além de esterco e demais insumos para serem utilizados na horta.

 

Que terapia é esta? – Laborterapia é uma abordagem terapêutica que usa o trabalho para ajudar as pessoas a lidar com problemas psicológicos, por meio, especialmente, da diminuição da ociosidade. A abordagem promove a abertura de novas perspectivas na vida do paciente. Mas é importante que o indivíduo sinta afinidade e veja satisfação em exercer a atividade desenvolvida.

E parece que a ideia tem dado muito certo. De acordo com Renata, alguns pacientes conseguiram executar novas atividades após participarem dos treinamentos sobre como plantar, cultivar e colher. “Em casa, muitos deles chegaram a fazer uma hortinha, ainda que em pequenos espaços”, lembra a gerente do Caps, com alegria. No projeto há ainda participação dos alunos do curso de Psicologia, também da Una.

O Horta que Transforma Vidas é patrocinado pela empresa Gerdau, por meio do programa Gerdau Germinar. Execução, elaboração, concretagem e instalação de telas nos canteiros foram realizadas pela empresa, que organizou tudo para que as atividades dos estudantes, professores e pacientes literalmente “ressignificassem” o espaço.

“Acreditamos nas iniciativas que buscam soluções simples, diferenciadas e criativas, as quais contribuirão para a educação ambiental e na formação de uma geração mais consciente do seu papel na preservação do meio ambiente”, afirma a especialista em Sustentabilidade do programa Gerdau Germinar, Fernanda Montebrune.


Rede Comunicação