‘Estreia’ da Corti Avioeste no setor ocorreu durante o Agroleite, evento técnico realizado em Castro, no Paraná
A Corti Avioeste, indústria especializada em equipamentos para avicultura e suinocultura, expande suas operações para o mercado de bovinocultura de leite com novas soluções em climatização e automação. A empresa fez a sua apresentação oficial durante o Agroleite, evento técnico organizado pela Cooperativa Castrolanda, entre 6 e 9 de agosto em Castro, Paraná.
Há quase 40 anos no mercado e um vasto portfólio que inclui exaustores, placas evaporativas, ventiladores, aspersores, quadros de comando e soluções completas para armazenamento e automação de ração, a Corti Avioeste possui capacidade para atender desde pequenos até grandes pecuaristas leiteiros ao proporcionar soluções tanto para propriedades tradicionais quanto para as mais tecnificadas. A finalidade do leque de opções da companhia é aprimorar a competitividade e a eficiência no setor.
Entre as principais dúvidas e questões levantadas pelos produtores durante o evento, segundo o médico-veterinário e gerente Comercial para o segmento de Bovinocultura da Corti Avioeste, Wagner Abreu, estava a funcionalidade do exaustor eletrônico, que é um equipamento de grandes dimensões. “Os produtores queriam entender se o mesmo exaustor que se usa num aviário é utilizado num barracão, num túnel de vento ou num barracão cross-ventilation para vacas leiteiras”.
O profissional explica que, para a utilização na bovinocultura, a única diferença é a necessidade de se fazer o correto dimensionamento do número de exaustores, a depender do tamanho do barracão, para conseguir atingir as renovações diárias e as velocidades adequadas para vacas leiteiras.
No entanto, a grande atração da feira, de acordo com Wagner, foi o AviChain, que é o sistema de chain disk de transporte de ração por corrente de disco da Corti Avioeste. “O equipamento chamou a atenção das fábricas de ração que passaram pelo estande, além de produtores e empresas que fornecem ordenha robótica. Isso porque o AviChain reduz muito a quebra dos pellets e a sua integridade é muito importante para uma ótima ordenha feita por robô”, explica Abreu.
O médico-veterinário ressaltou ainda que a receptividade dos visitantes durante o evento foi incrível. “Foi muito interessante ver como a empresa é conhecida pelos produtores, mas ainda não como fornecedora de soluções para a climatização e a ambiência para vacas leiteiras. Por isso, a nossa presença no Agroleite foi muito importante para que pudéssemos transmitir a mensagem de que a Corte Avioeste, além de uma empresa especializada em climatização e ambiência para a produção de proteína tanto avícola quanto suinícola, agora também está focada na produção de leite e em levar conforto e bem-estar animal para as vacas leiteiras”.
Para este ano ainda estão previstas algumas participações da Corti Avioeste em outros eventos, como o 13º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, que será em Chapecó (SC), de 5 a 7 de novembro.
–
A linha de equipamentos da empresa, sediada em Cunha Porã (SC), inclui silos para armazenagem de ração, bebedouros, comedouros, ninhos automáticos, pisos plásticos, inlets, cortinas, nebulizadores, sistemas de resfriamento evaporativo, túnel door, ventiladores controladores para gestão em tempo real e exaustores de alta eficiência.