Feira Mundial da Bioenergia teve início nesta terça-feira (13), em Sertãozinho/SP, com a presença de autoridades e lideranças discutindo o futuro do setor. Evento segue até sexta-feira, dia 16
O governador Tarcísio de Freitas marcou presença na abertura da 30ª Fenasucro & Agrocana, nesta terça-feira (13), e prometeu colocar o estado de São Paulo na liderança da transição energética. Referência no setor, a Feira Mundial da Bioenergia segue até sexta-feira, dia 16, em Sertãozinho/SP, e reúne especialistas, empresas e lideranças para debater e apresentar soluções sustentáveis que promovam a eficiência energética e a redução das emissões de carbono no Brasil.
Durante a abertura – que contou com autoridades como o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, Guilherme Campos; o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai; a secretária de Meio Ambiente, Estrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende; o CEO da UNICA, Evandro Gussi; além do presidente de honra da feira e presidente da UNICA, Carlos Ubiratan Garms, e o presidente emérito, Antonio Eduardo Tonielo – o governador destacou o compromisso de atuar em defesa da cadeia e afirmou que as respostas para a descarbonização e promoção de um agro sustentável estão no estado de São Paulo.
“A solução está aqui. As respostas que o mundo precisa para o processo de descarbonização estão em nosso estado. Temos um agro poderoso”, declarou Freitas.
Ele enfatizou a importância de investir em tecnologias que não apenas impulsionem o setor, mas também contribuam para uma matriz energética mais limpa e diversificada por meio da produção de biogás, biometano, SAF (Combustível Sustentável de Aviação) e hidrogênio verde. “Esse é o futuro. Precisamos avançar no híbrido flex, além de deixar de queimar diesel e usar biometano. A indústria automobilística deve caminhar na direção dessa vocação”, reforçou o governador.
Ainda na cerimônia, o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, afirmou que o Governo vem desenvolvendo ações para explorar esse ‘pré-sal caipira’ com o biometano, por meio da simplificação do licenciamento ambiental para usinas produzirem o biocombustível. “A geração de biocombustíveis tem enorme potencial em São Paulo, que possui o status de maior produtor mundial de cana. Dos 10 milhões de hectares cultivados no Brasil, mais de 5 milhões estão no estado.”
O diretor da Fenasucro & Agrocana, Paulo Montabone, celebrou os 30 anos do evento e o protagonismo do Brasil no uso da bioenergia. “Nosso setor é feito de pessoas que se dedicam incansavelmente para protagonizar o futuro da transição energética global”, afirmou.
Protocolo – Durante a feira, que conta com mais de 600 marcas expositoras, o Governo de São Paulo instituiu, por meio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, um grupo de trabalho dedicado à atualização do Protocolo Etanol Mais Verde, que tem o propósito de promover o desenvolvimento sustentável do setor.
O documento, que envolve ainda a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e entidades representantes como a UNICA, tem validade de 12 meses e prevê a efetividade de políticas públicas em prol da cadeia de produção sucroenergética paulista.
NEP Bio – O primeiro dia da 30ª edição da Fenasucro & Agrocana também foi marcado pelo lançamento do Núcleo Estratégico de Pessoas da Bioenergia (NEP Bio), que aconteceu no Auditório Zanini. A iniciativa, idealizada pelo CEISE Br, é voltada para a valorização e o desenvolvimento do ativo mais importante dentro das empresas: as pessoas. “O fato desse lançamento ser feito durante a 30ª edição da Fenasucro & Agrocana é muito especial. Mostra que precisamos ter o olhar e a compreensão de que as pessoas são parte fundamental da força desse setor”, comentou Rosana Amadeu, presidente da entidade.
Claudia Tonielo, diretora de RH do Grupo Viralcool, é a embaixadora do projeto. “Enfrentamos enormes desafios no nosso dia a dia. O NEP Bio vem para auxiliar de diferentes formas, norteando nossos passos rumo a uma gestão cada dia mais assertiva e benéfica para todos”, concluiu.
30ª edição – Além do lançamento de tecnologias e inovações para o setor, a edição comemorativa de 30 anos da Fenasucro & Agrocana conta com uma programação de conteúdo abordando temas como a eficiência na produção de bioenergia, novas tendências para o aproveitamento de resíduos e políticas públicas para o setor.
“São 30 edições compartilhando conhecimentos, apresentando inovações e impulsionando a cadeia produtiva da bioenergia. Este ano, temos a estimativa de receber representantes de todos os estados do Brasil, além de outros 53 países, gerando mais de R$ 8,3 bilhões em negócios”, ressaltou Claudio Della Nina, presidente da RX Global Brasil, organizadora e promotora da Fenasucro & Agrocana.
–
–
–