Uma das mais antigas cooperativas de produção do Brasil caminha para o centenário com ampla estrutura nos estados do Paraná e Tocantins
A Cooperativa Frísia, com unidades no Paraná e Tocantins, completa hoje (01 de agosto) 99 anos, sendo a mais antiga cooperativa de produção do Paraná e a segunda do Brasil. São 1.084 cooperados, sendo 938 no Paraná e 146 no Tocantins, que produzem nos setores agrícola, pecuária de leite e corte, florestal e suinocultura.
“Temos muito orgulho de tudo que criamos nesses 99 anos, com trabalho, respeito e compromisso. Os nossos cooperados sempre produzem com excelência. Quando alguém consome o que produzimos, pode ter certeza que terá algo de extrema qualidade em mãos. E, destaco, alcançamos esse patamar devido aos nossos cooperados e colaboradores que se empenham diariamente”, afirma o presidente da Cooperativa Frísia, Renato Greidanus.
Na última sexta-feira (26), foi apresentado o balanço do primeiro semestre de 2024, com os números alcançados no período. A Frísia tem uma área de plantio da safra verão no Paraná em 2023/2024 de 157.939 hectares. No Tocantins, são quase 53 mil hectares. Já a área de plantio de inverno no Paraná, em 2024, é de 40.972 ha.
Já com a produção leiteira, no mês de julho, os cooperados da Frísia alcançaram a média de 1 milhão de litros de leite produzidos por dia, pela primeira vez na história da cooperativa. A produção de leite apresenta crescimento médio de 7% ao ano, mas a expectativa é que nos próximos anos possa chegar a 10%.
Com compromisso junto à sustentabilidade, um dos seus valores, a Frísia conta com o Programa Fazenda Sustentável, que oferece uma série de serviços para melhorar a gestão das propriedades rurais dos cooperados, incentivando boas práticas ambientais e trabalhistas. Atualmente, o programa conta com 115 cooperados em 131 propriedades, sendo 119 agrícolas e 12 de pecuária de leite.
–