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A Embrapa Gado de Leite apresenta o Anuário Leite 2024, completa publicação sobre a cadeia do leite, com estatísticas, análises, artigos e entrevistas que valorizam as pesquisas e as tecnologias que impulsionam esta importante atividade produtora de alimentos e geradora de empregos e renda no campo.

Esse documento histórico mostra que, em 2023, o país bateu recorde de importação de lácteos, comprados principalmente da Argentina e do Uruguai. Essa mudança na oferta e na demanda de leite refletiu-se no comportamento das margens financeiras em todos os elos da cadeia, em especial no poder de compra do produtor.

A conjuntura econômica é um dos mais importantes focos do Anuário Leite 2024, da Embrapa Gado de Leite. Analistas e pesquisadores da Embrapa fazem análises do mercado e índices de produção do Brasil e de outros países. No artigo “10 reflexões sobre a competitividade e os desafios do leite brasileiro”, destaque para a importância da eficiência na gestão técnica e econômica para que o produtor se mantenha de forma sustentável na atividade, superando os momentos de crise da pecuária de leite nacional.

O Anuário elenca tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária, capazes de promover a superação dos desafios. São os casos de práticas para recuperação de pastagens degradadas, técnicas para redução da pegada de carbono do leite e protocolo de biosseguridade em fazendas leiteiras. Há ainda soluções a ser lançadas em breve, como a avaliação genômica multirracial, que permitirá identificar animais Gir Leiteiro com genética superior para cruzamento com bovinos da raça Holandesa a fim de se obter o melhor Girolando.

O desenvolvimento e a disponibilização dessas tecnologias envolvem uma gama de parceiros públicos e privados, o que permite a soma de competências e esforços para acelerar a evolução tecnológica da pecuária de leite nacional. É nesta direção que se inserem outras iniciativas apresentadas no Anuário, a exemplo do Laboratório Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária, hub de geração de conhecimentos, serviços e produtos junto a parceiros públicos e privados.

Além da pesquisa, a publicação foca na transferência de tecnologia. Nesse aspecto, destaca a iniciativa-piloto de compartilhamento de conhecimentos e tecnologias focadas em bovinocultura de leite por meio da rede Embrapa – ATER (empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural).

O consumidor também está presente na edição, que aponta as tendências atuais da alimentação. O Anuário aborda o dilema dos apaixonados por lácteos, confrontados com movimentos contrários ao consumo de lácteos e da evolução das campanhas de marketing do leite em uma perspectiva global, incluindo a experiência exitosa do “Movimento Beba Mais Leite”.


Texto Comunicação Corporativa
Embrapa Gado de Leite