Potencializar a indução à resistência de diferentes culturas é a característica dos produtos que serão apresentados no evento
Para celebrar os avanços do Sistema Plantio Direto (SPD) e da agricultura sustentável, a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto realiza até esta quinta-feira (11/7), o 19º Encontro Nacional do SPD. Esta é a primeira vez que a programação acontece na Bahia, no município de Luís Eduardo Magalhães, considerado um polo agrícola em expansão e de grande potencial. Com foco de atuação voltado à sustentabilidade, a Satis participa do evento com um estande para apresentação e detalhamento técnico de soluções que foram desenvolvidas para o manejo fitossanitário. A engenheira agrônoma Kirley Martins, coordenadora de negócios da empresa na região do Matopibapa, informa que são três destaques, entre os quais o Fulland, indicado para o fortalecimento natural da planta e potencializar o manejo fitossanitário, podendo ser usado em culturas da região, como soja, milho e algodão. “É um produto que vem dando muito resultado, assertividade e segurança para o produtor”, observa.
Também são apresentadas pela marca as principais características do Sturdy, solução enriquecida com fósforo e possui alta carga de extrato de algas, combatendo o estresse e melhorando a estrutura da planta e a emissão de novas raízes. Já o Humicbor, elaborado à base de boro em quarta geração, consegue agir para favorecer o transporte do nutriente por toda a planta e ainda com impacto positivo na microbiota do solo.
Exploração sustentável – De acordo com a Embrapa, o Sistema Plantio Direto é o método mais conservacionista de trabalhar a terra para fins agropecuários. Caracteriza-se pela busca incessante da rentabilidade do sistema agrícola produtivo por meio da máxima expressão dos potenciais genéticos, educacionais e ambientais. A adoção deste sistema de manejo propicia a melhoria da qualidade do solo, água e ar, aumentando e estabilizando a renda da agropecuária. Cultivam-se sequências simples, compostas de espécies para formação de palha e da cultura comercial. No SPD é preconizado o uso de práticas agronômicas integradas que viabilizam técnica e economicamente o contínuo semear ou plantar sem preparo prévio do solo, safra após safra, por tempo indeterminado.
O uso da ferramenta mais eficaz da agricultura moderna para a exploração sustentável de sistemas de produção agropecuários, o SPD fundamenta-se no preparo do solo apenas na linha ou cova de semeadura ou de plantio, na cobertura vegetal permanente do terreno e na diversificação de espécies, via rotação e/ou consórcio de culturas, com intervalo mínimo de tempo entre colheita e semeadura ou plantio. São sistemas de produção que propiciam menor uso de infraestrutura e força de trabalho humano. Também consomem menos energia fóssil, reduzem a acidez, exigem menores doses de corretivos e fertilizantes, favorecendo o manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas.
–