Com genética 100% brasileira, quatro novas sementes já estarão disponíveis na próxima safra e prometem mais aumento de produtividade, adaptabilidade e tolerância a doenças.

Para conseguir ter saltos de produtividade a cada nova safra, o agricultor brasileiro precisa ter acesso a híbridos que, dentro da porteira, superem suas expectativas. Para a cultura do milho, quatro novos híbridos chegam ao mercado através da Sempre Agtech, marca que se orgulha em oferecer ao agronegócio brasileiro genética de milho, 100% nacional.

Depois de terem sido testados por agricultores em várias regiões produtoras confirmando seus principais benefícios, os quatro novos híbridos de milho marcam um novo momento para a Sempre Agtech, já que a partir desses lançamentos a empresa passa a nomear os seus híbridos de milho: Vitta, Velocitá, Titã e Fort. Cada uma delas oferece características específicas e são direcionadas a uma determinada região.

  • Vitta VIP 3: oferece superprecocidade e alto potencial produtivo. É indicado para plantio de verão em todo o país. É um híbrido robusto, com qualidade de colmo e raiz e tolerante a bactérias e fungos causadores de Pythium, Míldio, Fusarium de colmo e Xantomonas. A tecnologia embarcada oferece, ainda, ótimo dry-down, termo em inglês relacionado à taxa ou à velocidade de secagem ou perda de água pelos grãos após a maturidade fisiológica.
  • Velocitá VIP3: o híbrido de milho Velocitá oferece um desempenho rápido, com superprecocidade e performance superior ao investimento. É adaptado para plantios de verão em todo Brasil e para a safrinha no sul. É adaptável aos mais diversos ambientes de plantio, possui alta tolerância a pythium, CMV (Complexo de Molicutes e Viroses) e Xanthomonas, e proporciona qualidade superior de colmo e raiz.
  • Titã VIP3: altamente resistente a condições adversas, performa bem em todo território nacional. O híbrido possui alta tolerância a doenças foliares e oferece qualidade superior de colmo e raiz. Dentre suas qualidades, está o máximo potencial produtivo e a segurança em todas as situações, ou seja, robustez em diversas condições de cultivo e desafios ambientais. Segundo os pesquisadores, ele também é indicado para a safrinha nas áreas de cerrado alto e baixo.
  • Fort VIP3: híbrido precoce para plantio de verão tardio no sul e todas as épocas no cerrado e para safrinha principalmente no cerrado alto e sul do país. Proporciona elevado potencial produtivo e oferece um conjunto excepcional de defesa e sanidade, auxiliando na máxima produtividade. Como o próprio nome diz, esse híbrido de milho é reconhecido pela força e resistência, e oferece elevado potencial produtivo.

 

Bem posicionada no mercado agro com o melhoramento genético de híbridos de milho, a Sempre AgTech tem intensificado seus investimentos em pesquisa e inovação nos últimos anos. Com os novos lançamentos, a empresa busca complementar o portfólio e agregar para o produtor mais segurança e potencial produtivo.

A seguir, mais detalhes sobre os lançamentos na entrevista com o Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento – Melhoramento Genético, Charles Hobi Zimmer:

 

Os quatro novos híbridos de milho são adaptáveis a todas as regiões produtoras do país ou cada um deles oferece mais produtividade em determinada região?

  • Charles: Nós possuímos um portfólio completo para atender os produtores de todo o Brasil, mas cada produto possui um posicionamento específico para cada região, podendo ou não ser recomendado para determinada situação. Vitta é um híbrido super precoce adaptado principalmente para os plantios de verão em todo o país. Já na safrinha ele será posicionado apenas para alguns nichos de mercado. Já o Velocittá é híbrido super precoce adaptado para plantios de verão em todo Brasil e safrinha apenas no sul. O Titã é um híbrido precoce com a maior amplitude de regiões de todo portfólio. Tem adaptação para plantios de verão em todo o Brasil, sendo muito produtivo nas áreas de cerrado alto e cerrado baixo. E, por fim, o Fort é um híbrido precoce para plantio de verão tardio no sul e todas as épocas no cerrado e para safrinha principalmente no cerrado alto e sul do país.

Quais regiões têm campos experimentais dos quatro novos híbridos?

  • Charles: Temos testes em todos os estados com grande importância para a cultura como RS, SC, PR, SP, MS, MT, RO, MG, GO, TO, MA, PI, SE e BA. Já temos todos os resultados da safra 2023/24 e muitos resultados da safrinha 2024.

Poderia explicar um pouco mais sobre a tecnologia VIP 3 e quais os benefícios que ela oferece ao produtor em relação ao manejo das lavouras?

  • Charles: A tecnologia VIP3 está entre as melhores do mercado, pois traz tolerância a pragas da família dos lepdópteros (lagartas como a lagarta do cartucho, lagarta da espiga, broca do colmo, lagarta elasmo entre outras), além de tolerância a herbicidas como glifosato e glufosinato que auxiliam no controle de ervas daninhas.

Esses novos lançamentos já estarão no mercado a partir de quando e qual o canal de acesso de produtos para adquiri-los?

  • Charles: Esses produtos já estarão no mercado a partir da próxima safra verão 2024/25 que inicia em algumas regiões agora no mês de julho. A Sempre Agtech possui canais de acesso através de revendas parceiras, franqueados e RTVs em todas as regiões produtoras de milho do Brasil. O produtor pode verificar também no site o canal que esteja mais perto dele.

Sediada em Chapecó (SC), a Sempre AgTech existe desde 2008, quando foi criada como Sempre Sementes, e é referência nacional em melhoramento genético de plantas e criação de novas biotecnologias, com foco especial para a pesquisa e desenvolvimento de eventos geneticamente modificados ou edição genômica. A partir de 2020 passou a se dedicar na criação de defensivos biodirigidos mais sustentáveis (eco-friendly), baseados no método RNA interferente (RNAi) que, para sementes de milho e soja, é como um mecanismo natural responsável pelo silenciamento gênico que atua sobre o RNA mensageiro (mRNA). Para uso agrícola, essa tecnologia é programada para inativar genes específicos em plantas daninhas, insetos-praga e doenças, associados a processos essenciais à sua sobrevivência. 

Em 2023, a Sempre AgTech criou a WIN (World Innovation), para ser o braço de inovação e pesquisa do grupo, cujo Centro de Referência em Tecnologia já opera dentro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na capital paulista. A unidade recebeu, ao todo, mais de R$ 50 milhões em investimento. No segmento de biológicos, a WIN tem feito pesquisa e desenvolvimento de soluções em conjunto com parceiros comerciais e instituições renomadas do Brasil.


Lilian Munhoz
Comunicativas