O reconhecimento representa o compromisso de seus fornecedores de matéria-prima e da empresa com a sociedade e o meio ambiente, uma vez que garante a sustentabilidade e a rastreabilidade dos produtos desde a origem e até à mesa do consumidor
A Caramuru Alimentos S.A., empresa 100% brasileira de processamento de soja, milho, girassol e canola, realizou, em Itumbiara (GO), o evento de lançamento e entrega do Selo Sustentar. Participaram 167 agricultores, reforçando a aplicação dos conceitos de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, desde o fornecimento de matéria-prima, essencial para a industrialização e a comercialização dos produtos colocados nos mercados nacional e internacional.
O Sustentar representa, na prática, o compromisso da Caramuru com a sociedade e o meio ambiente, uma vez que ele garante a sustentabilidade e a rastreabilidade dos produtos da empresa desde a origem, na matéria-prima, até chegar à mesa do consumidor.
O Selo Sustentar faz parte das práticas de ESG da empresa, uma vez que comprova responsabilidade social e ambiental. “É muito gratificante para nós a realização deste evento, pois nosso DNA é o de buscar sempre as melhores práticas em todas as nossas unidades industriais, visando o engajamento de todos os colaboradores e parceiros e, desta forma, entregando aos nossos clientes um produto final 100% adequado”, diz Júlio Costa, Diretor-Presidente da Caramuru.
A ação faz parte da Política de Sustentabilidade da Caramuru, dentro da qual são assumidos uma série de compromissos, tais como: o incentivo ao desenvolvimento e utilização de fontes de energias renováveis; pesquisas, desenvolvimento, divulgação e aplicação de boas práticas agrícolas e agronômicas; o incentivo ao uso inteligente e responsável dos recursos naturais, além do atendimento a normas e regulações.
“Com o Selo Sustentar, garantimos que os nossos produtos são originados de forma sustentável e rastreável. Dentro das atribuições dele, nós realizamos, periodicamente, junto aos fornecedores de matéria-prima (soja, milho e girassol) um diagnóstico socioambiental que reforça a conformidade da safra adquirida”, diz André Luiz, Gerente de Agricultura Familiar da Caramuru. “O Selo Sustentar faz parte do programa mais amplo da Caramuru, o Programa Sustentar, que investe em treinamentos e acompanhamentos dos fornecedores de matéria-prima, visando o controle de receitas e despesas na produção, de maneira a maximizar o potencial de retorno”, comenta.
Participou do evento a Brasil Sustentabilidade, consultoria que atua no desenvolvimento do Programa Sustentar desde 2016 e a Proforest, empresa com alcance global, que apoia boas formas de manejo dos recursos naturais, que apresentou o tema “O mundo e a sustentabilidade” durante o evento. A seguir, André Luiz Silva Soares da Caramuru, falou sobre “A importância do selo para o agricultor”. Em seguida, o Selo Sustentar foi entregue aos produtores.
“Ações como esta são importantes para mostrarmos suporte e parceria para os produtores. Uma originação mais sustentável tende a beneficiar a todos: o produtor, a Caramuru, o mercado e, numa instância maior, o planeta”, comenta o Gerente de Agricultura Familiar da Caramuru.
–
A Caramuru é uma companhia genuinamente brasileira com 60 anos de experiência que atua no agronegócio e biocombustíveis, sendo a 6ª maior empresa do país em processamento de soja (com capacidade anual para processar 2,0 milhões de toneladas), a 2ª maior em processamento de milho (com capacidade anual de processamento de 470.000 toneladas) e o 6ª maior player de biodiesel (com capacidade de refinar 230 mil toneladas de óleos de soja, milho, girassol e canola e produção superior a 550 milhões de litros por ano). A Caramuru possui suas 3 usinas certificadas para emissão de CBIOs dentro do programa Renovabio.
A Companhia é consolidada no mercado de processamento de soja, milho e girassol com presença nos estados de Goiás, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Pará e Amapá e possui uma vasta linha de produtos, atendendo consumidores de todas as regiões do Brasil. Além disso, a Caramuru fornece matéria-prima para a produção de macarrão, biscoitos, snacks, cereais e outros segmentos como cervejarias e indústria de ração.
O Grupo também se destaca por sua capilaridade logística no transporte de grãos, integrando suas unidades industriais às principais vias de escoamento, tendo realizado fortes investimentos nos portos de Santos, Tubarão e Porto de Santana, onde possui terminais, em rodovias e na hidrovia Tietê-Paraná, diminuindo consideravelmente o custo de operação através da utilização do transporte multimodal.