Acordo entre ApexBrasil e Luckin Coffee impulsiona exportação brasileira de café

Um acordo inédito para compra de café brasileiro no valor de meio bilhão de dólares foi assinado ontem na China pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e a direção da Luckin Coffee, a maior rede de cafeterias chinesa e uma das maiores do mundo, com 19 mil lojas. Celebrado na presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, durante o Seminário Econômico Brasil-China, em Pequim, o acordo prevê um contrato de compra de café brasileiro entre a Luckin Coffee e exportadores de café do Brasil.

“Esse acordo não só representa um impulso significativo para as exportações brasileiras de café, mas também abre novas oportunidades no mercado chinês. Em 2022, a China importou 80 milhões de dólares em café brasileiro, cifra que aumentou para 280 milhões em 2023. Com este novo contrato, esperamos um aumento ainda maior no consumo de café na China, que atualmente é de 15 copos por habitante por ano. Mas pode chegar a 200 copos, como em outros países asiáticos”, explicou Viana.

Essa nova abertura do mercado chinês tem origem num relacionamento iniciado no evento “Exporta Mais Amazônia”, programa da ApexBrasil que promove exportações, principalmente de pequenas e médias empresas. Em Cacoal, Rondônia, representantes da Luckin Coffee conheceram produtores locais de café e a história dos robustas amazônicos, cultivados principalmente em Rondônia e no Acre. Essa missão, que trouxe compradores internacionais ao Brasil, também incluiu uma visita à aldeia indígena Suruí, que já tem uma parceria com a marca Três Corações.

Na celebração do acordo, com a presença de Alckmin e outros integrantes da delegação brasileira, foi feito um brinde histórico, repetindo gesto de 50 anos atrás, quando o então ministro Severo Gomes e o chanceler Azeredo da Silveira brindaram com seus homólogos chineses o início das relações diplomáticas entre Brasil e China. Assim como agora, na ocasião o brinde foi feito com café brasileiro.

A missão de Alckmin à China marca também os 20 anos da COSBAN (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação), criada no primeiro governo do presidente Lula.

Parte dessas comemorações, o Seminário Econômico Brasil-China: os Próximos 50 Anos, em Pequim, foi organizado pela ApexBrasil, em parceria com a Vice-Presidência, o Ministério das Relações Exteriores, a CCIIP (China Council for International Investment Promotion) e a MOFCOM (Ministério do Comércio chinês). Fazem parte da delegação brasileira liderada pelo vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, os ministros Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar)e Márcio França (Empreendedorismo, Micro e Pequena Empresa), além da embaixadora Maria Laura da Rocha, secretária-geral do MRE, e do embaixador Marcos Galvão, embaixador do Brasil na China, e aproximadamente 700 empresários brasileiros.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é uma entidade sem fins lucrativos, interesse coletivo e utilidade pública, que mostra para o mundo o que o Brasil tem a oferecer.

A Agência atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos para setores estratégicos da economia, dando mais visibilidade às empresas brasileiras mundo afora. Para isso, encabeça uma série de ações, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira e fazer negócios.

Atualmente, a Agência apoia mais de 17 mil empresas sendo 43% delas de micro e pequeno porte.


in.Pacto