No dia 6 de junho, pesquisadores da startup de biotecnologia mostram como será o acesso à quarta geração da agricultura, que passa pela descoberta dos dados genéticos do solo
Pela primeira vez, a GoSolos, empresa de biotecnologia, apresenta em Rio Verde (GO) uma programação completa sobre a revolução tecnológica que está mudando o agronegócio, a metagenômica do solo. Baseada na interpretação de dados genéticos, a inovação é uma ferramenta para consolidação do uso de bioinsumos e de uma agricultura regenerativa.
No dia 6 de junho, a partir das 18h30, no Espaço Capital, em Rio Verde (GO), os pesquisadores Tiago Jarek, agrônomo e especialista em Fitopatologia da GoSolos e Michelle Zibetti Tadra, CEO da GoGenetic, ministrarão o programa: Metagenômica do Solo: A Nova Fronteira Agrícola.
As palestras começam com a explicação sobre o que é metagenômica e sua aplicação na agricultura, seguida de importantes temas relacionados a como prever doenças de solo antes do plantio, apresentação do laudo metagenômico e de sugestões de manejo, finalizando com um fórum no qual todos podem fazer perguntas. “Estamos mostrando uma nova fronteira agrícola que é a microbiologia do solo num momento em que é preciso repensar aspectos de fortalecimento das plantas frente a uma infinidade de intempéries recorrentes como o próprio clima e doenças”, analisa Jarek.
O entendimento sobre a metagenômica do solo passa por uma nova visão sobre como diminuir perdas com doenças, aliar rapidamente performance de produtos e manejos, compreender a ação e definir manejos de bioinsumos, produzir mais sem aumentar a área plantada, diminuir custo de produção, detectar rápido causas de baixa produtividade e manter o solo produtivo a longo prazo, sendo cada vez mais sustentável. “A GoSolos, muito além da geração de dados biológicos confiáveis, dedica tempo e esforço sobre a interpretação desses dados. Apenas saber quem são e em que quantidade estão, não colabora diretamente com o avanço do uso dos bioinsumos e com uma agricultura sustentável, é preciso saber o que fazer com esses dados” destaca Michele Tadra.
18h30 – Recepção e Coffee
19h00 – O que é metagenômica e sua aplicação na agricultura
19h30 – Como prever doenças de solo antes do plantio
20h00 – Apresentação do laudo de metagenômica e as sugestões de manejo
20h30 – Perguntas
Local: Espaço Capital – R. Parque Gen. Borges Forte, 400 – Jardim Goiás, Rio Verde – GO.
Horário: 18h30 | Data: 06/06/2024 (quinta-feira) | Mais informações para participação: NESSE LINK.
–