Empresa está entre as líderes do mercado insumos biológicos e naturais para a agricultura e tem planos para reforçar investimentos e expandir para outros países
Líder no mercado de produtos biológicos e naturais, a Biotrop comemora seis anos de uma jornada de inovação e crescimento exponencial. Em 2023, a receita bruta da empresa no país foi de R$ 618 milhões e o planejado é seguir com forte crescimento este ano. Detentora das mais avançadas tecnologias nesse segmento, inclusive com formulações patenteadas, pretende ultrapassar as fronteiras com ainda mais força, avançando firme para a internacionalização.
Hoje, além do Brasil, a empresa comercializa seus produtos no Paraguai, Argentina, Bolívia, Uruguai e Peru e em breve expandirá sua atuação para outros mercados latino-americanos e a União Europeia, além de estar a um passo de concluir a primeira venda nos Estados Unidos.
Para o CEO da Biotrop, Antonio Carlos Zem, muito da trajetória de sucesso da empresa vem do propósito que guia a companhia. “Desde o início, acreditamos no potencial dos biológicos para transformar a agricultura. Esse é só o começo de uma jornada extraordinária. Temos muito a desenvolver por acreditar que estamos trazendo, de fato, uma grande contribuição para o meio ambiente para ter uma alimentação saudável e uma agricultura regenerativa, que destacará ainda mais o Brasil como líder mundial na produção de alimentos”, comenta.
Diversos fatores, como a rápida adoção pelos produtores das tecnologias biológicas e a facilidade operacional da produção nacional, são essenciais para o avanço desse mercado. O Brasil é o maior fabricante e o maior consumidor de produtos biológicos no mundo. Estudo da Kynetec aponta que a safra 2022/2023 teve adoção de 31% de produtos biológicos em áreas cultivadas, com cerca de 60% das propriedades rurais do Brasil incorporando essas soluções.
Com a crescente demanda de mercado, a Biotrop tem mantido massivos investimentos, sobretudo nas áreas de P&D e produção. Em 2023, R$ 90 milhões foram destinados à ampliação da estrutura fabril e estão programados mais R$ 30 milhões neste ano. “Nesses seis anos, desenvolvemos uma equipe incrível, lançamos produtos que já são consagrados, focamos em inovação, em capacidade produtiva e no registro de novas soluções. E o resultado foi um crescimento excepcional. É raro ver no meio empresarial o que nós fizemos em tão pouco tempo”, celebra Zem.
Biofirst e os novos valores da companhia – No final de 2023, o grupo belga Biofirst – líder mundial em bioinsumos para a agricultura, concluiu a aquisição da Biotrop, colocando em prática uma forte estratégia global que segmentou a companhia em quatro divisões. Com amplo portfólio, a Biotrop será responsável pelo desenvolvimento e comercialização de produtos voltados para grandes culturas, dentro do contexto estratégico.
“Houve, então, o alinhamento entre os valores organizacionais da Biotrop com os da Biofirst para convergir os principais direcionais das companhias”. Para Maina Pardini, diretora de Gente e Gestão da Biotrop, a harmonização foi relativamente simples. “Por terem o mesmo direcional de negócios e grande sinergia, Biotrop e Biofirst já tinham valores organizacionais similares. Foram necessários pequenos ajustes, mantendo-se a essência. A nossa cultura não mudou”, conta.
Um dos principais valores organizacionais, que já era um dos pilares da Biotrop, é a Colaboração & Senso de Dono. “Acreditamos no poder da colaboração, sentir-se parte, com paixão e orgulho, agindo com senso de dono e comprometimento, direcionando esforços para superar os resultados. Como equipe, gostamos de ajudar e compartilhar, encontramos alegria em nosso trabalho, celebramos sucessos e criamos um ambiente positivo”, acrescenta Maina Pardini.
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