Com 7 marcas no portfólio entre bebidas saudáveis e alcoólicas, a empresa investe em uma produção automatizada e sustentável com apoio à agricultura familiar
Desde o início da plantação até a mesa do consumidor, a Zanlorenzi é referência no Brasil na produção de bebidas e uma das maiores companhias do segmento. Hoje, a empresa conta com 7 marcas e mais de 50 rótulos entre bebidas alcoólicas e saudáveis: sucos, chás e água de coco Campo Largo, Vinho Campo Largo (vinhos de mesa, espumantes e drafts), o vinho de mesa Quinta do Rio Grande, Do Avô, o vinho fino Toro Centenário (vinho argentino mais vendido no Brasil), Caballo Chileno e Lunar.
Com bases de produção em Campo Largo – PR e São Marcos – RS, a companhia investe constantemente na modernização das fábricas. Todo o processo inicia no Rio Grande do Sul, local com uma das maiores estruturas de termovinificação do Brasil, que a empresa possui mais de 200 tanques com capacidade de estocar até 30 milhões de litros e processar até 150.000 quilos de fruta por hora. Depois desse processo, a produção é encaminhada para a maior e mais moderna linha de envase da América Latina, localizada em Campo Largo, composta pela fábrica PET e de vidro. Com capacidade de envase de 55 mil garrafas por hora, é composta por 5 linhas de alta performance em um processo 100% automatizado. A tecnologia alemã promove o envase a frio asséptico para garantir o frescor dos produtos com longo shelf life e armazenagem em temperatura ambiente.
Tradição e qualidade – A história da Zanlorenzi começou em 1942 com a produção familiar de vinhos de Carlos Zanlorenzi, ao lado de sua esposa, Júlia. Até 1973, a fábrica detinha no mesmo espaço a produção, armazenamento, distribuição e comercialização dos vinhos. Posteriormente, a empresa adquiriu uma propriedade renomada no cultivo de uvas no Brasil, o Paralelo 30, localizado em São Marcos, no Rio Grande do Sul. Com o passar dos anos, a companhia evoluiu, passando a ter a liderança da 3ª geração da família, representada pelo atual presidente, Giorgeo Zanlorenzi (foto ao lado).
Outro marco importante para a empresa foi entre 2009 e 2010, onde expandiu seu leque de produtos ao entrar para o mercado de bebidas não alcoólicas com a produção do suco de uva integral na linha vidro.
Desde então, a marca vem expandindo seu portfólio. Em 2015, trouxe a linha de sucos de frutas, além de ampliar a linha de sucos. A busca constante pela inovação e crescimento no mercado de bebidas saudáveis fez com que em 2017 a empresa inaugurasse uma nova linha de envase PET e a frio asséptico, em Campo Largo. Até que em 2018 lançaram as novas categorias de chás especiais e água de coco. Além disso, em 2020, a empresa adquiriu uma fazenda de 400 hectares, localizada às margens do Rio São Francisco, em Lagoa Grande (PE), para a produção própria de uvas, abrindo caminho para expansão em novos territórios.
Sustentabilidade – Em relação ao pilar sustentabilidade, a empresa valoriza a agricultura familiar. São mais de 2 mil famílias de 19 municípios da Serra Gaúcha (RS) envolvidas, que fornecem as melhores frutas para a produção dos vinhos, espumantes e sucos. Com a preocupação em todo o processo, a Zanlorenzi oferece suporte técnico e preza por uma relação de confiança com as famílias. Com isso, o produtor tem todo o suporte de uma empresa especializada no setor e a marca consegue garantir uma bebida de qualidade desde a matéria-prima até o produto final.
Além disso, possui um sistema para o tratamento de efluentes gerados nos processos produtivos com o objetivo de diminuir o impacto ambiental. São realizados tratamentos físico-químicos e biológicos por meio das Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) localizadas em Campo Largo (PR) e São Marcos (RS). É importante destacar que em Campo Largo (PR) o tratamento é exclusivamente biológico, enquanto em São Marcos ambos os métodos são aplicados.
Outra proposta já enraizada na empresa é o reaproveitamento das sobras das frutas, transformando em adubo e alimentos para animais, gerando menos resíduos para o meio ambiente. Outro projeto em paralelo, é a reutilização dos talos das uvas e transformação em pequenos pallets para serem utilizados em lareiras.
Junto com a instituição eureciclo, que certifica a compensação ambiental de grande parte das embalagens que a Zanlorenzi coloca no mercado, a companhia ajuda a promover o desenvolvimento e a operação de cooperativas de reciclagem.
Outro propósito que a marca acredita é que a educação alimentar começa na infância. Por isso, apoia instituições que incentivam a alimentação saudável das crianças e promovem projetos que ensinam a serem mais conscientes e responsáveis quando se pensa em saudabilidade.
Incentivo ao esporte – A Zanlorenzi destaca-se como uma importante apoiadora de eventos esportivos, abrangendo desde corridas até caminhadas e muito mais. Além disso, a empresa se orgulha de seu papel como patrocinadora e apoiadora de atletas renomados em diversas modalidades, como a surfista Luara Mandelli e os talentosos irmãos Ferrari, Benjamin e Lorenzo, destaque no Jiu Jitsu. Essas colaborações não apenas refletem o compromisso sólido da Zanlorenzi com o universo esportivo, mas também inspiram uma comunidade mais ampla a adotar um estilo de vida ativo e saudável.
–
Hoje a empresa possui uma das maiores estruturas de termovinificação do país, com capacidade para estocar até 30 milhões de litros e processar até 150 mil quilos de fruta por hora. Esta produção é realizada na base produtora em São Marcos (RS) e encaminhada para a mais moderna linha de envase da América Latina, localizada em Campo Largo, no Paraná, numa planta de 14 mil m², com capacidade de envasar 55 mil garrafas por hora, em um processo 100% automatizado.Mesclando alta tecnologia e respeito às tradições, a Zanlorenzi apoia 2mil famílias agricultoras da região Sul, fornecendo auxílio técnico desde o plantio até a colheita, garantindo a qualidade das frutas e vegetais e incentivando a produção local.