A qualidade das sementes é um dos fatores mais importantes para ter uma safra de sucesso. São consideradas sementes de boa qualidade aquelas que apresentam características que garantem a germinação, o vigor e a sanidade das plantas. Na Boa Safra, empresa líder na produção de sementes de soja e com atuação também em outras culturas, são realizados testes continuamente e aprimoração dos processos para garantir sementes que atendam às demandas dos agricultores e impulsionam o desenvolvimento agrícola.

Sementes de alta qualidade são aquelas que demonstram atributos fundamentais, são eles: atributos fisiológicos, que medem a germinação e o vigor do lote de sementes; atributos físicos, que avaliam a pureza física do lote, o tamanho, a forma e o peso das sementes e livre de danos mecânicos; atributos genéticos, que estão ligados à genética de cada cultivar e atributos sanitários, que estão ligados à contaminação por doenças e fungos.

Para avaliar a qualidade de sementes, existem vários testes laboratoriais, explica a Gerente de Laboratório da Boa Safra, Fernanda Xavier. “Os testes fisiológicos, como o teste de germinação, que avalia a capacidade das sementes de germinar e se desenvolverem em condições controladas. O teste de envelhecimento acelerado é realizado para avaliar o vigor do lote, submetendo as sementes a condições de alta temperatura e umidade.

Esse procedimento evidencia a qualidade das sementes em relação ao armazenamento e às condições adversas. Os testes físicos, como o teste de dano mecânico, que é importante pois avalia a integridade do tegumento das sementes. Os testes genéticos, como o teste de pureza varietal, avaliam a conformidade das sementes com a cultivar declarada. E os testes sanitários determinam se há presença de patógenos nas sementes”.

No Brasil, as regras de análise de sementes são padronizadas para todas as culturas. Através dos testes laboratoriais, é possível diferenciar sementes de boa qualidade de sementes de má qualidade. Para o produtor rural, a escolha de sementes de boa qualidade é fundamental para o sucesso da safra, pois garantem o estabelecimento uniforme das plantas, o desenvolvimento vigoroso e a produtividade da cultura.

Algumas dicas para escolher sementes de boa qualidade:

  • Compre sementes de empresas idôneas e reconhecidas no mercado.
  • Exija a apresentação do certificado de análise das sementes.
  • Verifique a data de validade das sementes.
  • Verifique o local em que foram armazenadas.

Armazenagem correta é chave para uma boa semente – No caso das sementes, a estocagem em câmaras frias é um dos segredos para manter seus níveis de vigor e germinação. Atualmente, a Boa Safra disponibiliza de armazéns refrigerados com capacidade para estocar mais de 240 mil big bags de sementes com temperatura controlada entre 12 e 15 graus e umidade do ar inferior a 60%.

“As câmaras criam um ambiente seco e arejado que preserva a qualidade das sementes até a hora do embarque para as regiões produtoras, por isso esse método de armazenamento é considerado ideal para sementes que precisam ser conservadas por períodos mais longos, como as de soja, por exemplo. Deste modo, a estabilidade térmica durante todo o período de armazenagem precisa ser eficaz para garantir uma semente de alto vigor” explica Fernanda Xavier.

Fundada em 2009, a Boa Safra consolidou-se no mercado brasileiro como líder na produção de sementes de soja. Comprometida com a excelência, a empresa investe constantemente em tecnologia avançada e infraestrutura inovadora, assegurando sementes com vigor e germinação superiores à média do mercado. Em 2023 a companhia registrou aumento de 45% no lucro líquido ajustado e ampliou sua capacidade produtiva, passando de 170 mil big bags (de aproximadamente 1.000 kg cada) em 2022 para 200 mil big bags em 2023.

Brodeur