Cerca de 320 sacas de 60kg de café s
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) dá início às operações nos Estados Unidos por meio do HUB logístico no Estado de Dellaware, com envio de um contêiner com cerca de 320 sacas de 60kg de café, neste primeiro embarque. Atualmente, o mercado norte-americano é o maior comprador de café brasileiro, e a expectativa é que haja um aumento de vendas no primeiro ano de 10% a 15%. Em 2023, a cooperativa comercializou mais de 1.3 milhão de sacas de 60kgs, um recorde histórico, sendo 40% do volume para o mercado externo, em mais de 30 países.
“O Hub vai abrir novas portas de mercado em todos o país, por ter uma localização estratégica nos Estados Unidos. Agora, vamos poder oferecer café no spot, com entrega imediata, em quaisquer quantidades. Isso será possível pelo fato de sempre se ter café disponível em armazéns no território em nome da Expocacer USA”, afirma Simão Pedro de Lima, Diretor Superintendente da Expocacer.
A Expocacer, seguindo seu propósito de vanguarda na cafeicultura, mais uma vez é pioneira em ações em prol do crescimento da cafeicultura, em especial dos cafés produzidos pelos seus cooperados. Essa iniciativa também visa impulsionar a economia e consumo de cafés especiais, que cada vez cresce mais no mercado interno e externo. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo global de cafés especiais brasileiros tem crescido consistentemente a uma taxa anual de 12% nos últimos anos.
“A busca por um grão de qualidade, cujo processo produtivo se preocupa em preservar o meio ambiente e cuidar dos aspectos sociais, como é feito no Brasil, é uma tendência que vai ficar, e a Expocacer tendo sua unidade nos Estados Unidos atende a isto, pois os consumidores querem saber a origem e a história do café que consomem, e nada melhor do que estarmos juntos ao consumidor”, ressalta Italo Henrique Pereira Silva, Diretor Comercial da Expocacer.
O Hub logístico tem papel importante no encurtamento da cadeia entre o produtor e consumidor. A Expocacer, como uma cooperativa de cafeicultores, representa a efetiva presença de seus cooperados no mercado norte americano, pois é a extensão do braço do produtor, formando o direct farm em sua verdadeira essência.
“A missão da cooperativa é levar o nome de seus associados diretamente a quem consume o café. Ter uma unidade nossa nos Estados Unidos é o coroamento do trabalho de produzir cafés com qualidade e sustentabilidade, gerando impacto positivo no mercado consumidor”, diz Fernando Beloni, Presidente do Conselho de Administração da Expocacer.
A cooperativa, agora presente nos Estados Unidos, disponibilizará todo seu portfólio de qualidade, e toda sua experiência na produção de cafés ambientalmente corretos, como a cafeicultura regenerativa e a cafeicultura de baixa emissão de carbono.
“Temos que estar antenados à realidade mundial. Hoje, esta realidade dos cafés especiais é de um mercado fracionado, de um comércio direto, além da respeitabilidade socioambiental. O consumidor quer conhecer o produtor, saber de onde vem o café, se ele é feito de maneira sustentável, e isso os cooperados da Expocacer fazem muito bem”, encerra o Diretor Superintendente.
–