Empresa alemã lança dois produtos na safra 2024/2025 e já tem planos para outros três nos próximos três anos
A multinacional HELM, especializada em soluções para agricultura, anuncia sua entrada no crescente mercado Crop Nutrition brasileiro, com a criação da unidade de nutrição e bioestimulantes de plantas. Com isso, a centenária alemã passa a oferecer, já a partir da safra 2024/2025, um excelente portfólio de insumos agrícolas, completando o pilar Crop Solution no Brasil.
Para entrar com competitividade nesse mercado, a HELM conta com o reforço do engenheiro agrônomo Emerson Alexandre Oliveira (foto), um dos maiores especialistas em fertilizantes especiais, bioestimulantes, adjuvantes e biodefensivos do mercado. Com mais de 25 anos de experiência e passagens por grandes grupos de insumos agrícolas, especialmente na área de fertilizantes especiais, Oliveira será diretor da área Crop Nutrition.
Dentro dessa nova área, já está previsto o lançamento de dois produtos: SCYON® e CALFIT®. O SCYON® será voltado para a soja, cultura mais importante do país. Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que a área prevista de plantio de soja para a safra atual é de mais de 45 milhões de hectares. Já o CALFIT® será destinado ao cultivo de Hortifruti e vai atender às lavouras de batata, uva e maçã.
“Apesar do potencial, o mercado de nutrição vegetal e bioestimulantes no Brasil ainda é fragmentado e pouco consolidado. O que estamos trazendo é uma perspectiva de estabilidade, de confiança, com todo o know-how da HELM, uma empresa familiar que tem 123 anos e vai continuar passando de geração em geração”, diz o vice-presidente Crop Protection no Brasil, Sebastian Lüth.
O vice-presidente afirma que o objetivo da HELM é providenciar um pacote completo de soluções integradas para o produtor rural, que consiste em um manejo complementar entre defensivos, nutrição e estimulação.
“Tudo isso para o produtor rural maximizar, chegar o mais perto possível do potencial produtivo da semente que ele plantou. Com a solução completa que vamos oferecer, o produtor vai ter isso na mão e vai poder sempre trabalhar e maximizar a produtividade dele.”
Diretor de Marketing e Portfólio da HELM, Fabio Del Cistia salienta que, nos próximos três anos, serão lançados mais três produtos para o mercado brasileiro. “São tecnologias patenteadas, diferenciadas com base em metabólitos e micronutrientes que vão fortalecer o nosso portfólio e ajudar o agricultor no aumento de produtividade.
Ainda segundo ele, a HELM pretende mais. “Vamos entrar no mercado que mais cresce no Brasil, que é o de nutrição e bioestimulantes, dentro do setor de insumos agrícolas. Definimos entrar num portfólio de produtos mais sofisticados, diferenciados e com maior valor agregado. Além de mais tecnologia, vamos oferecer para o produtor soluções do plantio à colheita”.
Responsável por dirigir a nova unidade, Emerson Oliveira observa o crescimento do uso da nutrição vegetal nas principais culturas do país. “Esse setor cresce muito acima do de defensivos e fertilizantes convencionais. Fechou 2022 com faturamento de R$ 16,6 bi (dados Abisolo) e se fizermos uma média de quatro anos, teremos uma taxa de crescimento na faixa de 33% no Brasil”, analisa Oliveira.
Mercado de nutrição – Emerson Oliveira explica que, até hoje, o negócio da HELM no Brasil foi focado em defensivos agrícolas e em químicos de uso industrial. “Agora, passa a ter no país uma linha de fertilizantes especiais que incluem micro e macro nutrientes, bioestimulantes e biodefensivos, que irão ser integrados na oferta tecnológica de Crop Solution da HELM no Brasil, juntamente com os defensivos e a plataforma digital SKYFLD® (Crop Protection/ Crop Nutrition/ Digital)”.
A HELM atua em todo o país, com presença sólida no negócio de grãos, incluindo a soja, o milho, o feijão, entre outros, a missão será atender a agricultura brasileira como um todo, ou seja, indo desde a soja, que é um negócio gigante, ao mercado de horticultura.
“Sabemos da importância de se trazer uma nova unidade de negócio que contribui para a correta oferta das tecnologias, buscando apresentar os posicionamentos técnicos corretos do portfólio para a melhora da produtividade do agricultor, favorecendo o aumento de produção por área e uma melhor qualidade dos alimentos que ele está produzindo”, completa.
A nutrição de plantas com aplicações via folhas, sementes ou mesmo via solo, ele explica, é um procedimento em que se trabalha com aplicações de nutrientes em doses pequenas quando comparado com os fertilizantes tradicionais, porém em momentos precisos nas plantas. Segundo Oliveira, o objetivo da linha de nutrição de plantas, não é substituir os fertilizantes convencionais, mas sim complementar a fertilização em momentos de alta necessidade e agregar produtividade e maior rentabilidade ao agricultor.
Parceria – Para desenvolver a nova unidade, a HELM fechou parceria com a Unium Bioscience (www.uniumbioscience.com), empresa britânica de inovação científica na indústria biológica, de bioestimulantes, fertilizantes especiais e proteção de cultivos alternativos.
O acordo transfere para a HELM os direitos de comercialização das tecnologias da Unium no Brasil e em outros países da América Latina. “São tecnologias inovadoras e que vão agregar muito ao mercado”, afirma Oliveira.
A HELM formará uma equipe dedicada e integrada para atuar na nova unidade, dentro de sua estrutura comercial.
“Notamos que o mercado de nutrição de plantas precisa de muita qualidade, confiabilidade, serviço e atendimento. Então, está sendo montada uma equipe especializada e preparada com conhecimento, com boas informações técnicas, composta por engenheiros agrônomos que têm condição de levar tecnologia para o mercado, colaborando para que esse conhecimento chegue no campo”, diz.
Além dos produtos oriundos dessa parceria, outras inovações devem ser implementadas, formando toda uma oferta tecnológica para a área de nutrição de plantas, combinada com a área de defesa vegetal.
O vice-presidente Sebastian Lüth reforça que a empresa está desenvolvendo um trabalho de mercado e posicionamento técnico dos produtos, prestando assistência técnica ao produtor rural. O objetivo é que ele saiba como usar e aproveitar ao máximo essas tecnologias.
“O Emerson tem criado esse tipo de projeto em várias empresas. Com isso, queremos mostrar que estamos entrando nesse mercado para liderar.”
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