Quando o relacionamento com um fornecedor se torna duradouro, há ganhos mútuos e, nessa perspectiva, o agro se fortalece através de suporte técnico constante e acesso a novas tecnologias e produtos, o que também contribui para um planeta mais verde e sustentável
Em muitos setores, relacionamentos de longo prazo com fornecedores são fundamentais para o sucesso das empresas. No agronegócio não é diferente e essa confiança está diretamente relacionada à qualidade de insumos, pontualidade, suporte técnico, redução de riscos e muitos outros aspectos. Tudo que envolve as operações agrícolas exige muita responsabilidade, pois se reflete não só na rentabilidade do campo, mas também na segurança alimentar e no compromisso com o meio ambiente.
Neste contexto, há muitas empresas reconhecidas que fortalecem a atividade agrícola no Brasil, contribuindo para colocar o país nos mais altos patamares de produção alimentícia. O Grupo Nortène, fundado em 1981, símbolo de inovação e referência na fabricação de produtos plásticos para o agro, é uma delas. E, neste ano, a companhia está disseminando seu propósito de valor: Proteger mais e produzir melhor com responsabilidade.
Roberta Marques, gerente de marketing, ressalta que esse propósito, ou mesmo slogan, surgiu através de informações relacionadas aos clientes, colaboradores e fornecedores. Em pesquisas internas, identificou-se que 92% dos clientes adquirem produtos da empresa, de forma recorrente, há mais de uma década. Além disso, que 75% da equipe de especialistas está na companhia há mais de cinco anos. “E, com tudo isso, a gente simplifica a gestão de fornecedores, fortalece o relacionamento com clientes e alinha produtos e serviços. Isso resulta em um relacionamento próximo e colaborativo, com serviço personalizado, suporte aprimorado e negociações favoráveis”, descreve.
Entre os destaques de inovação, tecnologia e durabilidade das linhas de produtos do Grupo que fortalecem esses relacionamentos, estão os geossintéticos, tendo a Polimanta Agro para reservatórios de água como carro-chefe. Estes diferenciais colocam a empresa como líder de mercado em geomembranas para o agronegócio. A profissional também credita esse sucesso à atuação em toda a cadeia, pois o objetivo da Nortène é que o cliente conheça tudo que é necessário para a instalação com os devidos critérios técnicos.
Trata-se de um acompanhamento especializado tecnicamente e de controle de qualidade, também aplicado em outra linha, a de silos-bolsa Silox. A gerente de marketing explica que a iniciativa foi desenvolvida especialmente para esses dois produtos desde a pré-venda, durante e após o processo de instalação, e que contribui para que os clientes não enfrentem prejuízos, futuras multas e riscos de rompimentos. “Ou seja, envolve não só o nosso material, mas o investimento do cliente que espera qualidade, que espera o atendimento especializado, e vai além, pois está relacionado com a sustentabilidade, algo primordial para nós”, destaca.
Confiança – O foco da Nortène é construir relacionamentos duradouros e a alta taxa de recorrência dos clientes demonstra que esse trabalho tem dado certo. “Trabalhamos para proporcionar produtos confiáveis e de alto giro, então se hoje 92% dos clientes voltam a fazer negócio com a empresa é porque eles sabem que podem confiar em nossos produtos”, acrescenta Roberta.
Os especialistas oferecem conhecimento abrangente, orientação técnica, suporte contínuo, aproveitamento máximo dos produtos e um relacionamento de confiança. “Essas vantagens resultam em segurança, produtividade e lucratividade para o cliente”, completa a profissional.
Além das geomembranas e dos silos-bolsas, o Grupo é referência na produção de lonas agrícolas para silagem, filmes agrícolas e mulchings e telas de cercamento.
Sustentabilidade – Samir Chad, diretor comercial da companhia, destaca que existe um compromisso profundo com o meio ambiente, buscando sempre minimizar o impacto ecológico e contribuir para um planeta mais verde e sustentável. “Nossa dedicação não se limita apenas ao mercado, queremos fazer a diferença, buscar soluções sustentáveis que impactem positivamente o meio ambiente e a produção no agro”, completa.
–