A holding reverteu cerca de R$ 870 mil reais em recursos oriundos de renúncia fiscal e doações para diversas iniciativas
Com o objetivo de incentivar a inclusão produtiva da juventude por meio da cultura, esporte e atividades formativas, além do apoio a crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social, a Crop Care, holding controlada pela Lavoro Limited, reverteu recursos de renúncia fiscal e doações de suas empresas para a realização de diversos projetos sociais em todo o País.
Ao todo, cerca de R$ 870 mil estão sendo destinados para iniciativas e entidades em cinco estados, com expectativa de alcançar diretamente entre 800 e 1.000 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, além de profissionais que atuam em organizações assistenciais.
“O agronegócio, como um dos setores mais pujantes da economia brasileira, tem o papel fundamental de fomentar e apoiar iniciativas que tenham grande impacto social na vida de quem mais necessita”, afirma Marcelo Pessanha, CEO da Crop Care.
Pensando em incentivos para a formação de talentos dentro do próprio setor agrícola, uma das principais iniciativas apoiadas é a Formação Técnica em Agropecuária oferecida pela Casa Rural Familiar, em Presidente Tancredo Neves (BA), e integrada ao ensino médio. O projeto atende cerca de 116 estudantes da rede pública dos municípios baianos de Teolândia, Wenceslau Guimarães, Valença, Taperoá, Laje e Itamari.
“É importante olhar para projetos de grande abrangência, mas, principalmente, para aqueles que beneficiam o nosso setor. É onde está a nossa especialidade e é onde podemos contribuir não só com doações em dinheiro, mas também com o compartilhamento de conhecimento técnico, nosso principal ativo”, destaca Monique Cardoso, Gerente de Sustentabilidade da Lavoro e Crop Care.
Os recursos também devem impactar positivamente crianças e jovens do Projeto Banda, idealizado pelo Instituto Duque de Caxias (IEDC), em Ponta Grossa (PR). A iniciativa tem como objetivo a formação musical e oferta de prática cultural e artística à 180 estudantes. Dentro do incentivo ao esporte, dois projetos foram contemplados: o GADECAMP, Escola de Inclusão Esportiva, de Campinas (SP), que oferece aulas de basquete para crianças e jovens com deficiência; e a escolinha de futebol e inclusão social Atlético de São Gabriel (MS), base de formação de jovens atletas.
Já entre as entidades beneficiadas em 2023, estão a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Pederneiras, no interior de São Paulo, onde cerca de 500 crianças, adolescentes e adultos com deficiência e seus familiares são atendidos em serviços prestados diariamente na unidade. O Lar São José de Itápolis (SP) e o Lar das Vovozinhas Balbina Branco de Ponta Grossa (PR) também receberam recursos para manutenção de suas atividades destinadas dezenas de idosos com diferentes graus de dependência. Por meio do relacionamento com as comunidades do entorno, as três organizações também promovem inclusão social e reestabelecimento do vínculo familiar.
“Estas iniciativas têm o poder de estreitar os laços entre a empresa e a comunidade, o que é vital para manter um clima de colaboração e, ainda, estimula outras ações e doações de empresas locais, e até mesmo de moradores do município. É de extrema importância garantir que aqueles que precisam sejam adequadamente acolhidos”, explica Rafael Garcia, CEO e fundador da Agrobiológica Sustentabilidade, uma das investidas da Crop Care e que possui operações em Itápolis (SP), uma das cidades impactadas pelos projetos.
–