A Fundação Coopercitrus Credicitrus oferece essa ferramenta crucial com máxima precisão e preços especiais.
A análise de solo e folhas é uma estratégia fundamental para os agricultores garantirem a condição nutricional ideal de suas lavouras. A Fundação Coopercitrus Credicitrus, localizada em Bebedouro, SP, possui um dos laboratórios de análise de solo e folhas mais modernos do país, atendendo os produtores rurais de diversas regiões e tornando essa ferramenta ainda mais acessível.
“Uma boa produtividade começa com a base – e essa base é o solo. Quem não realiza a análise de solo pode estar desperdiçando recursos, seja aplicando insumos desnecessários ou deixando de aplicar os necessários, resultando em menor produtividade”, destaca o engenheiro agrônomo responsável pela Fundação, Luiz Gustavo Parolin (foto).
Através dessa análise, é possível identificar a concentração de nutrientes, avaliar a fertilidade e as características do solo, permitindo um planejamento mais eficaz da safra. É recomendado realizar a análise de solo de três a seis meses antes do plantio, com intervalos de um a quatro anos, dependendo do tipo de cultura.
“O custo para realizar a análise de solo é baixo em comparação aos benefícios que ela pode proporcionar, especialmente considerando os custos dos insumos. Com os resultados das análises, o produtor pode planejar a preparação e correção do solo, determinando as quantidades de corretivos e fertilizantes a serem aplicados”, explica Parolin.
As análises são rápidas, de baixo custo e podem ser realizadas em qualquer época do ano. As amostras podem ser entregues diretamente na Fundação ou enviadas a uma das Unidades de Negócios da Coopercitrus, que direciona os materiais. O laboratório é credenciado pelo Instituto Agronômico e está entre os 10 melhores do país, garantindo a precisão e confiabilidade das análises de solo e folhas, com capacidade para realizar até 20 mil análises de solo e 4 mil análises de folhas em um período.
Análises realizadas na Fundação Coopercitrus Credicitrus:
- Análise básica: avalia matéria orgânica, pH, fósforo, potássio, cálcio e magnésio.
- Análise granulométrica (física): determina se o solo é misto, arenoso ou argiloso.
- Análise de micronutrientes: identifica a disponibilidade de elementos minerais essenciais, como zinco, cobre, ferro, manganês, boro e molibdênio.
Análise de folhas: auxilia na avaliação do estado nutricional das plantas, complementando a análise de solo.
–
Coopercitrus – Comunicação e Marketing