Tendo o agricultor no centro de tudo que faz, empresa líder no setor destaca tecnologias, soluções e serviços lançados neste ano
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050 a produção global de alimentos deverá aumentar 50% para alimentar aproximadamente 10 bilhões de pessoas. Enquanto parte de uma das maiores potências agrícolas globais, os agricultores brasileiros têm o desafio de estarem na vanguarda para atenderem à demanda de produção sustentável. Atualmente, o País é um dos líderes em cultivos como soja, milho, feijão, laranja, café e cana-de-açúcar.
Para cumprir a função de alimentar o mundo, a categoria tem superado desafios climáticos e econômicos, adotando novas tecnologias aliadas ao manejo inteligente de lavouras. Líder global do setor de tecnologias agrícolas, a Syngenta Proteção de Cultivos celebra o Dia Do Agricultor e reforça seu compromisso de seguir desenvolvendo soluções e serviços diversos orientados pela superação de desafios enfrentados pelos produtores rurais.
“Queremos agradecer a todos os protagonistas que contribuem para uma agricultura nacional cada vez mais produtiva e sustentável. Na Syngenta, mantemos nossa proximidade com os agricultores, entendemos suas necessidades e aplicamos nosso DNA inovador no desenvolvimento de soluções diversas para os seus desafios. Estamos certos sobre o crescimento da agricultura brasileira, cada vez mais sustentável e regenerativa”, destaca Grazielle Parenti, Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Syngenta na América Latina.
A executiva relembra e celebra as diversas ações lideradas pela companhia em 2023 direcionadas ao aumento da prosperidade rural. No campo de produtos, Grazielle destaca o lançamento no mercado nacional de PLINAZOLIN® technology, ingrediente ativo indicado para o manejo de um amplo espectro de pragas para as quais as soluções existentes já não oferecem mais um controle tão efetivo e que pode ser utilizado em mais de 40 culturas. A família de produtos derivados da molécula, inclusive, já está crescendo com os recém-lançados VERDAVIS®, para soja e milho, e SPONTA®, para o algodão.
Já no âmbito de soluções financeiras, Grazielle destaca o lançamento da fintech Syde e a iniciativa “Barter Em Campo”. “Fomos altamente eficazes ao disponibilizar uma conta digital em formato de aplicativo e internet banking com serviços financeiros como crédito, pagamentos e transferências, entre outros. Já para a modalidade barter, na qual somos pioneiros no Brasil, temos uma linha de crédito de R$ 800 milhões para beneficiar produtores brasileiros por meio de operações desta natureza”, explica Grazielle.
Ainda em 2023, a Syngenta lançou a SYNAP, que passou a intitular sua plataforma comercial e engloba as bandeiras Atua Agro, Dipagro, Agro Jangada e Agrocerrado, funcionando como uma holding e atingindo 25 milhões de hectares atendidos por mais de 350 consultores comerciais no Brasil. “É também com muito orgulho que destaco a aquisição da subsidiária da Ultrafine, em Indaiatuba-SP, agora nomeada Kubix, movimento que faz parte de nosso projeto de investimentos que inclui a ampliação da fábrica de Proteção de Cultivos em Paulínia-SP e que aumentará a nossa capacidade produtiva no País”, relata.
Tendo a sustentabilidade direcionando por completo a forma como a Syngenta conduz seus negócios, a executiva destaca a evolução do programa Reverte, que visa apoiar agricultores, por meio de protocolos agronômicos específicos e financiamentos de longo prazo, a transformarem pastos degradados em terras produtivas, sem a necessidade de abertura de novas áreas, suportando, assim, a preservação ambiental. Além de ações que integram nossa agenda ESG, como a plataforma Aplica Certo, focada em instruir profissionais do setor em diversas frentes, sempre orientadas pela aplicação de boas práticas agrícolas; Nucoffee Sustentia e Projeto Coexistência que atuam respectivamente com sustentabilidade para cafeicultura e coexistência entre agricultura e a proteção de polinizadores; além da participação ativa na Rede ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) e outras iniciativas.
“Seguiremos investimos em uma forte estrutura de P&D e em um amplo portfólio, incluindo inovações voltadas ao manejo integrado e inteligente – incluindo soluções químicas e biológicas – manejo do solo, fitossanidade e soluções digitais. Temos a equipe mais preparada do mercado e conectamos o pensamento inovador e a proximidade com nossos clientes para prover as tecnologias e os serviços mais eficazes para os agricultores, a sociedade e o planeta”, finaliza Grazielle.
–