Portfólio oferece tratamento de todo o espectro de pragas na cana-de-açúcar
A FMC, empresa de ciências para agricultura, oferece produtos de alta qualidade e performance para as mais diversas culturas e, agora, disponibiliza também um conjunto de soluções para proteção do desenvolvimento do canavial: o Programa de Inseticidas, que proporciona tratamento de todo espectro das pragas na cultura da cana.
“Por meio dos nossos programas de manejo, atendemos às necessidades do produtor e provemos uma cultura saudável e capaz de expressar o seu máximo potencial produtivo. No Programa de Inseticidas Cana, por exemplo, utilizamos produtos com modos de ação modernos e inovadores que são seletivos à cultura, aos inimigos naturais e insetos benéficos”, explica Christian Menegatti, gerente de cultura de cana da FMC.
Christian completa que um dos principais objetivos é oferecer flexibilidade ao produtor: “É necessário ter soluções com diferentes modalidades de aplicação, desde o corte de soqueira, drench, foliar, vinhaça, até o sulco do plantio. Além disso, elas precisam oferecer maleabilidade de períodos, podendo ser usadas na seca e com a umidade em alta, atendendo, assim, as mais diversas necessidades do agricultor”.
Dentre as soluções do Programa Inseticidas está o mais recente lançamento da FMC, o Premio® Star. O inseticida proporciona proteção para 50 alvos biológicos, em mais de 50 culturas e é o único produto do mercado que oferece controle simultâneo para as principais pragas da cana-de-açúcar, como broca-da-cana (Diatraea saccharalis), bicudo-da-cana (Sphenophorus levis) e broca-dos-rizomas (Migdolus fryanus). O produto possui duplo modo de ação, amplo espectro, efeito de choque e residual e otimização operacional.
“O Sphenophorus, por exemplo, é uma praga de manejo complexo, que está presente em mais de 60% dos canaviais do Centro-sul e causa danos ao desenvolvimento das soqueiras de cana. Por isso, disponibilizamos produtos diferenciados, com alta performance e que proporcionam um manejo inovador”, ressalta Christian.
No portfólio do Programa está também o Verimark®, que possui um modo de ação totalmente diferente dos produtos disponíveis no mercado para controlar a cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata), a broca-da-cana (Diatraea saccharalis) e o bicudo da cana-de-açúcar (Sphenophorus levis).
“No manejo, após o agricultor identificar a presença e realizar o levantamento populacional da cigarrinha da cana na área, a recomendação é aplicar Verimark® no início da infestação, que geralmente acontece com o início da chegada do período chuvoso, sendo na região centro-sul do país entre o fim de setembro e o mês de outubro”, comenta Maurício Oliveira, gerente de marketing regional da FMC. Um dos benefícios do Verimark® é seu amplo espectro, porque consegue controlar a cigarrinha, a broca-da-cana e as larvas de Sphenophorus, e, ainda, pode ser aplicado de forma terrestre nas modalidades pingente, corte de soqueira e drench.
“O Altacor® também integra o Programa de Inseticidas. Líder no controle da broca da cana há mais de 10 anos, o produto tem sistemicidade, seletividade, flexibilidade de aplicação e amplo espectro. Também possui um excelente controle para broca-gigante (Castnia licus), comum no nordeste brasileiro e de especial importância para a cana-de-açúcar”, diz Christian.
O Programa de Inseticidas Cana FMC foi lançado, oficialmente, durante o Insectshow, realizado em julho, em Ribeirão Preto (SP). O evento é destinado a produtores e fornecedores de usinas e discute as principais práticas para o controle de pragas na cana-de-açúcar, além de promover a atualização profissional e o agronegócio.
–
–