No podcast “Conexão Microgeo” foram abordados temas essenciais relacionados à qualidade das sementes e como suas características e atributos influenciam diretamente a semeadura e o desempenho das plantas em campo. A conversa contou com a participação de especialistas renomadas no assunto, a Dra. Dryelle Sifuentes Pallaoro e a Profa. Dra. Elisangela Clarete Camili, que trouxeram valiosos insights sobre a importância desse aspecto fundamental na agricultura.

É amplamente conhecido que a maioria das espécies vegetais se reproduz por meio de sementes, sendo necessário destacar a diferença entre sementes e grãos. Enquanto os grãos são destinados ao consumo humano ou como matéria-prima industrial, as sementes precisam estar vivas, capazes de germinar e dar origem a uma nova planta quando submetidas a condições favoráveis.

Durante o episódio, as convidadas ressaltaram que a obtenção de um produto de qualidade exige a observância de critérios específicos. As sementes devem seguir normas rigorosas de qualidade e produção para serem comercializadas, pois sua qualidade desempenha um papel crucial no vigor das plantas, produtividade, tolerância a pragas, entre outros fatores determinantes.

Uma das principais discussões entre as especialistas foi a relação direta entre a qualidade das sementes e os resultados obtidos na plantação. A qualidade da semente representa um fator determinante para o sucesso da lavoura, impactando o vigor das plantas, a produtividade e a capacidade de resistência a doenças e pragas.

Durante a conversa, as especialistas ressaltaram a importância dos manejos realizados nas plantas-mãe para a produção de sementes de qualidade. Segundo a Profa. Dra. Elisangela Clarete Camili, “produzir sementes de qualidade é o reflexo de um programa integrado em todas as etapas, onde todas as etapas são importantes”.

Uma alternativa que tem demonstrado resultados significativos na produção de sementes de qualidade é o uso da biotecnologia Microgeo®. Trata-se de um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico por meio do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC). Essa solução é única no mercado, pois gerencia e restabelece o microbioma do solo. O adubo biológico produzido com Microgeo® pode ser aplicado via pulverização ou fertirrigação, independentemente das condições climáticas, e pode ser utilizado em conjunto com outros insumos, como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes. O adubo biológico produzido com Microgeo® constituído por, em média, 500 grupos de microrganismos, apresenta resultados positivos em três pilares dos cultivos: eficiência nutricional, bioestruturação física do solo e saúde ecológica do solo e da planta.

Outro ponto destacado foi que a qualidade das sementes é a soma de quatro atributos essenciais. O primeiro atributo abordado foi o genético, que engloba a pureza varietal ou genética. Para garantir que todo o esforço investido no desenvolvimento de uma cultivar seja repassado ao produtor, é fundamental que as sementes comercializadas sejam geneticamente puras. Caso ocorra contaminação ao longo do processo produtivo, todo o trabalho dos melhoristas pode ser comprometido.

Outro atributo relevante discutido foi o físico das sementes, que se expressa na pureza física do lote. Isso engloba a porcentagem de sementes de outras espécies e de materiais inertes presentes no lote. Utilizar sementes com baixa pureza física pode resultar na infestação da lavoura por plantas indesejáveis, competindo com a cultura principal por recursos essenciais, como água, nutrientes e luz. Isso acarreta impactos negativos na produtividade e na eficiência da colheita.

A qualidade sanitária das sementes também foi abordada no episódio. Essa característica diz respeito à ausência de pragas e doenças nas sementes. Optar por sementes com bons aspectos sanitários favorece a implantação da cultura com maior segurança e redução de custos, evitando a ocorrência de patógenos no início do desenvolvimento das plantas.

Por fim, o atributo fisiológico foi mencionado como um elemento crucial para a qualidade das sementes. A qualidade fisiológica está relacionada à capacidade do lote de sementes em apresentar uma boa emergência de plantas no campo. Para que isso ocorra, as sementes precisam passar por processos como a embebição de água, formação do sistema enzimático, protrusão radicular e crescimento e desenvolvimento das plântulas.

Para acessar a entrevista completa e obter mais informações sobre o tema, basta acessar o link do Spotify.

Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®). A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. O adubo biológico produzido com Microgeo pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.

 AlfaPress