Processando mais de 160 milhões de previsões por minuto para cada ponto no mapa, a inteligência artificial da Meteum analisa e visualiza dados para previsões meteorológicas com hiperlocalização de 2 km² e maior precisão em relação aos demais fornecedores globais.
Uma plataforma de ponta de previsão do tempo e clima, e que usa inteligência artificial para fornecer informações altamente precisas, está disponível para uso no Brasil pela primeira vez. A Meteum processa dados de milhares de instrumentos na Terra e no espaço, oferecendo atualizações em tempo real aos usuários verificadas por aprendizado de máquina para ajudar a refinar previsões e promover modelagem climática com mais precisão do que alguns dos principais sistemas do mundo como o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo e o Sistema Global de Previsão.
A plataforma possui mais de 100 parâmetros climáticos, incluindo temperatura, umidade, precipitação (tipo, probabilidade, intensidade), velocidade e direção do vento, umidade do solo e muito mais.
“Nossa missão na Meteum é disponibilizar uma plataforma de inteligência meteorológica que realmente democratize o acesso a dados meteorológicos e climáticos”, comenta Alex Ganshin, CEO da empresa. “No Brasil, uma previsão do tempo mais assertiva terá um impacto enorme na vida das pessoas. Gestão de colheitas, pecuária, logística de varejo e cadeia de suprimentos são áreas nas quais estamos entusiasmados em ajudar a facilitar decisões operacionais sustentáveis, em face da mudança climática e dos crescentes riscos”.
A Meteum também fornece uma plataforma de informações meteorológicas para empresas afetadas pelo clima para evitar riscos, planejar operações e proteger seus resultados. Para avaliações de mudança climática e de risco climático de médio e longo prazo, ela fornece uma consultoria, usando previsões sazonais para ajudar a informar sobre as principais decisões estratégicas e operacionais.
A Meteum se diferencia de outras plataformas meteorológicas por meio de sua combinação altamente precisa de software de aprendizado de máquina e vastos conjuntos de dados globais. Para mais de 100 parâmetros climáticos, ela fornece previsões a cada hora para dois dias, bem como previsões de três horas para até dez dias. Para previsões de precipitação (incluindo o seu tipo), pode fornecer uma previsão de duas horas com intervalos de dez minutos. Ambas são precisas para uma área de 2 km². Isso ajuda a empresa a fornecer previsões com 88% de precisão para as informações de temperatura que ficaram dentro de 3°C do valor real, e 84% de precisão para previsões de chuva.
Alex Ganshin destaca vários casos de sucesso que a Meteum conquistou em vários setores. “Nossa tecnologia de previsão também foi capaz de ajudar uma empresa agroindustrial a reduzir em 16% os gastos com fertilizantes e repelentes. Para uma empresa de delivery, diminuímos em 17% o tempo de espera dos pedidos em períodos de chuva e neve, sendo que nossos dados climáticos ajudaram a diminuir em 17,2% o fator de risco para negociação de commodities agrícolas”, explica.
“Portanto, não é exagero dizer que quanto melhor a qualidade de sua previsão do tempo, melhor a qualidade das decisões que você pode tomar e melhor será o negócio que você pode administrar”, completa.
“A Meteum é especializada no desenvolvimento de pacotes API para empresas, que são econômicos e fáceis de integrar, e podem ser personalizados para qualquer tarefa ou cliente”, diz Alex Ganshin.
Ele conclui: “Acima de tudo, o que nos entusiasma em lançar no Brasil é que nossa tecnologia inclui nossos usuários de uma forma verdadeiramente colaborativa, onde eles ajudam uns aos outros e fornecem previsões melhores para todos.”
–