Depois de abrir seu marketplace no Tocantins, Maranhão e Pará, a startup amplia soluções de comercialização digital de grãos no Piauí, Rondônia e Acre
A Grão Direto – a maior plataforma digital de comercialização de commodities agrícolas na América Latina – anuncia a abertura de seu marketplace em mais três estados brasileiros: Piauí, Rondônia e Acre. O objetivo da agtech é cobrir novas áreas com seus produtos e serviços, levando aos produtores e compradores rurais da região novas oportunidades de negócio, informações e apoio comercial para a comercialização digital de soja, milho e sorgo, favorecendo o desenvolvimento no norte e nordeste brasileiro. A iniciativa também faz parte do plano para terminar 2023 com um número de usuários maior e consequentemente com mais downloads de seu aplicativo.
Há números que reforçam a importância da presença da Grão Direto nessas localidades, facilitando a rotina em todos os principais elos da cadeia agrícola. Segundo o IBGE, a produção de grãos no Piauí, tem expectativa de novo recorde, pelo sétimo ano consecutivo, com mais de 6,7 milhões de toneladas. O Acre espera por um volume superior a 186 mil toneladas, sendo mais de 38 mil só de soja. Já de acordo com dados da Embrapa, em Rondônia, a previsão é de que o estado produza 3,3 milhões de toneladas de grãos, especialmente de soja.
“Todos esses estados apresentaram estimativas de aumento da produção de grãos para 2023, então, ter uma ferramenta tecnológica que auxilie no escoamento desses produtos, de forma ágil e segura, amparada por informações relevantes e de fontes confiáveis, beneficia significativamente tantos os vendedores, quanto os compradores, que podem tomar decisões mais assertivas para seus negócios”, comenta Pedro Paiva, cofundador e Head de Produto na Grão Direto.
Em relação ao que muda com a chegada nesses estados, o executivo explica que, atualmente, a startup já opera no norte e nordeste brasileiro com uma de suas soluções – a chamada Clicou, Fechou – em parceria com as tradings e grandes compradores de grãos que utilizam a plataforma. Além disso, notícias e informativos de mercado também são liberados para todos os usuários que acessam o aplicativo. Agora, com o marketplace também disponível, será possível realizar transações comerciais diretas, por meio da plataforma, de soja, milho ou sorgo, e com todo o suporte operacional do time Grão Direto.
Pedro acrescenta que, além da comercialização digital de grãos, a Grão Direto também dá o suporte para outras áreas fora da porteira, como logística, armazenamento, serviços financeiros, barter e check de sustentabilidade. “É possível promover a sustentabilidade dos grãos comercializados na plataforma, democratizando o conhecimento sobre a origem dos produtos negociados e incentivando a prática em todos os elos da cadeia, indo desde pequenos compradores, passando por médias empresas e até grandes multinacionais”, reforça.
O executivo chama a atenção para o número de transações por meio da Grão Direto e justifica a necessidade de expansão, ocupando outras áreas do Brasil. O volume transacionado em 2021 foi atingido já no primeiro semestre do ano passado, e agora, superado no primeiro trimestre de 2023. “Estamos vivendo a era da tecnologia no agro aplicada para fora da porteira, e ninguém pode ficar para trás”, finaliza.
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