Em 2022, foram mais de 700 ações realizadas utilizando os investimentos do SOMAR

Com distribuidores e parcerias com cooperativas em todo o País, a ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, sempre teve um olhar diferenciado para sua rede, que, atualmente, é responsável por grande parte do faturamento da companhia. Criado em 2012, o SOMAR ADAMA é um programa de relacionamento com os canais de venda e já recebeu 500 milhões de reais em investimentos em seus 10 anos de existência.

O SOMAR tem como objetivo desenvolver os canais e criar uma parceria mais profunda, reconhecendo os parceiros que atingirem um conjunto de meta. Por meio de uma grande variedade de opções para uso do recurso, é possível investir em relacionamento com clientes, treinamento da equipe ou desenvolvimento do canal. São anualmente cerca de 700 ações, com mais de 140 revendas e cooperativas, nas principais regiões produtoras do país.

“Temos uma parceria muito forte com nossos canais de vendas e valorizamos estar próximo deles e apoiá-los para que consigam crescer dentro do mercado e ajudar quem está na ponta, que é o agricultor, a alcançar a sempre almejada produtividade e rentabilidade, com sustentabilidade. Esta é uma das estratégias que move o nosso negócio”, afirma Silvio Biasuz (foto), gerente de Acesso ao Mercado da ADAMA.

 

Sustentabilidade no agronegócio – Em 2023, a expectativa é de que o programa SOMAR cresça ainda mais. “A ambição da ADAMA para os próximos anos é a de ser a escolha número um dos nossos clientes. Para isso, investiremos cada vez mais no relacionamento com nossos parceiros no campo, fornecendo produtos e serviços inovadores e sustentáveis para a proteção de cultivos, que proporcionam o mais alto nível de confiabilidade e simplicidade na realização de negócios”, destaca Biasuz.

No início de março aconteceu o primeiro evento deste ano com os canais que fazem parte do SOMAR. Com o tema Cultivando Conexões, o encontro ocorreu em Alexânia (GO) e reuniu cerca de 100 distribuidores de todas as regiões do Brasil. A apresentadora Renata Maron foi mestre de cerimônias do evento, que contou ainda com a participação do pesquisador da Embrapa, Evaristo de Miranda, e do palestrante Romeo Busarello, professor do INSPER e da ESPM em Marketing, Ambientes Digitais e Inovação. O evento contou ainda com uma Feira de Negócios, em que os participantes puderam conhecer os serviços dos principais fornecedores que integram o SOMAR. “Nosso objetivo foi unir as demandas dos nossos distribuidores com as soluções oferecidas por alguns de nossos fornecedores, como agência de marketing, escritório de advocacia, treinamentos em tecnologia de aplicação, consultoria financeira e marketplace, por exemplo, no que chamamos de Ecossistema SOMAR”, destaca Biasuz.

Em abril, o SOMAR promove ainda o evento Entre Elas, voltado especialmente para mulheres do agro, com a participação das gestoras e administradoras que atuam no segmento de distribuição de insumos agrícolas. “Teremos a presença de mais de 30 mulheres neste evento, compartilhando seus desafios e conquistas no setor. Será um momento de unir forças, empoderar essas mulheres e valorizar o papel que elas desempenham no setor”, finaliza Biasuz.

Ainda este ano, a ADAMA se reunirá com as cooperativas que fazem parte do programa SOMAR, em um evento exclusivo para esse modelo de organização.

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.
Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo.

Connectare Comunicação