Com mais R$ 3 milhões de investimentos no projeto, a marca paranaense almeja ampliar presença no food service entregando mais variedade de produtos aos clientes
A Alegra, indústria de alimentos sediada em Castro (PR) que tem como característica a produção regional e sustentável de suínos, expande seu portfólio e aposta em nova linha de embutidos: a marca, que é referência em carne suína no Brasil, agora conta com a mortadela defumada. Feita através de um processo sustentável e regional, pela qualidade nos ingredientes, o produto passa por uma defumação natural e não possui aromatizantes artificiais em sua composição.
A iniciativa integra o projeto Massa Fina – denominação usada na indústria para a linha de produtos composta por alimentos uniformes, sem grânulos ou pedaços de carne aparentes – que recebeu um investimento superior a R$ 3 milhões para sua viabilização. A intenção da Alegra com o projeto, aliado a outras estratégias, é ampliar o share no food service, atualmente na casa de 5%, para 10% em 2023, expandindo seu portfólio e ainda mais presente em empórios, rotisserias, padarias e mercadões.
“Estamos cada vez mais presentes no varejo e temos investido no desenvolvimento de produtos e serviços adequados aos nossos parceiros do food service. Nosso objetivo é agregar aos nossos produtos, que são reconhecidos pela sua qualidade, embalagens e gramaturas adequadas a esse perfil de cliente. A linha de mortadelas defumadas vem para somar à família de embutidos, cozidos, defumados e cortes do nosso portifólio” afirma Luiz Morelli, gerente executivo da Alegra.
A mortadela é um dos embutidos preferidos dos brasileiros, prática e saborosa ela está presente em milhares de casas, do café da manhã até a ceia. O lançamento ocorre em um cenário ainda mais promissor: com o aumento do preço da carne vermelha e de frango, os brasileiros têm optado por opções mais práticas e econômicas. O Projeto Massa Fina é um dos vários investimentos que a marca tem para 2023. Recentemente, a Alegra inaugurou um novo Centro de Distribuição em Barueri/SP e pretende triplicar os pontos de venda no estado até o final de 2023.
O produto já está disponível no varejo e é encontrado em porções resfriadas de 700g e 4kg, para food service.
O processo – Toda produção da mortadela é automatizada, evitando ao máximo o contato com colaboradores e o ambiente, garantindo assim ainda mais segurança alimentar e um processo livre de contaminações. A trituração da carne é feita através de um equipamento chamado cutter – ou cortador, em português: são diversas lâminas que cortam e trituram a carne suína até chegar numa consistência homogênea e lisa. Após temperada, a massa de carne é colocada em estufas para o cozimento por aproximadamente oito horas. O processo de defumação da mortadela é realizado durante a etapa de cozimento do produto, através da queima lenta da maravalha importada da Alemanha. Durante a operação, os produtos cárneos reagem com os compostos da fumaça, garantindo o sabor e aroma característico do produto defumado. Todo o processo é contínuo, automático e padronizado.
Crescimento em São Paulo – Com o novo centro de distribuição em São Paulo, a expectativa da Alegra para o mercado paulista é ampliar o fornecimento da carne para o estado, atualmente no montante de 800 toneladas, para 1.500 toneladas em 2023. O crescimento passa pela ampliação dos atuais 500 pontos de venda no estado para 1.500 localidades comerciais até o final do ano. Esse crescimento pode garantir um salto de 30% do faturamento na região, que representa hoje uma fatia de 17% das receitas da indústria paranaense.
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Com um olhar apurado para as demandas do amanhã, nasce a Unium: uma intercooperação entre três grandes Cooperativas holandesas sediadas no Paraná: Frísia, Castrolanda e Capal. Em seu portfólio, a Unium conta com as operações de lácteos: Naturalle, Colônia Holandesa e Colaso, e farinha de trigo: Herança Holandesa e de carne suína: Alegra.
A Alegra abate e desossa 3500 mil suínos ao dia e industrializa mais 3 mil toneladas de carne por mês. Atualmente, a empresa conta com uma estrutura de 49mil m² construídos, na cidade de Castro (PR), emprega mais de 1.600 colaboradores diretos e contribui para o fomento do agronegócio e desenvolvimento da região dos Campos Gerais com o envolvimento de mais de 5 mil famílias cooperadas. Hoje, os alimentos que integram o portfólio da marca Alegra são encontrados em território nacional e exportados para mais de 32 países ao redor do mundo.
Em 2022 a Alegra, se tornou a primeira empresa brasileira do ramo de alimentos a obter as Declarações Ambientais de Produto (ou EPD, do inglês, Environmental Product Declaration), oferecida pela EPD Brasil, parceira do programa internacional EPD System. A certificação é válida para dois produtos in natura, a sobrepaleta e o carré, e para outros quatro industrializados: salame, bacon em fatias, linguiça frescal para churrasco e presunto defumado. Somada às certificações de Bem-Estar Animal QIMA/WQS e IFS Global Market Food comprovam que fazer bem feito é a receita para um produto bom.