Com uma série de palestras, aulas práticas e estandes, a iniciativa propiciou muito conhecimento e fortaleceu o engajamento dos alunos com o mercado de trabalho

Com o objetivo incentivar a reflexão sobre temas voltados à realidade dos estudantes, bem como a troca de conhecimento entre os alunos e profissionais do mercado, a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena promoveu nos dias 29 e 30 de março, o evento “Conexão com o Mercado”. Realizado na Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), em Santa Rita do Passa Quatro (SP), o encontro reuniu cerca de 45 alunos e 20 convidados.

De acordo com a Diretora Escolar da ETASA, Cristina Favaron Tugas, a iniciativa contemplou em sua programação diversas palestras e aulas práticas, que forneceram aos participantes um grande aparato de informações relevantes, especialmente para os futuros profissionais da área agrícola e agropecuária. “O evento ‘Conexão com o Mercado’, sem dúvida alguma, atingiu o seu propósito e proporcionou a ampliação do conhecimento e desenvolvimento dos futuros profissionais desse setor, além de fortalecer seu engajamento com o mercado de trabalho”, afirma.

A Termomecanica São Paulo S.A, empresa líder nacional na transformação de Cobre e suas ligas, e pertencente ao Grupo Fundação Salvador Arena, foi responsável pela realização, no dia 29, da palestra “Como Construir uma Marca Pessoal Forte e Fazer a Gestão da sua Carreira”, na qual foram abordados assuntos relacionados a autoconhecimento, gerenciamento de imagem, desenvolvimento profissional, criatividade e a importância de conhecimentos gerais, como tendências, mercado e economia. No dia 30, a Termomecanica recebeu em seu estande, alunos da ETASA, clientes e parceiros, no qual tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos, explicar sobre a aplicação de cada material e reforçar a importância do cobre e suas ligas.

Assim como a Termomecanica, outras sete empresas parceiras ministraram palestras com o intuito de auxiliar os alunos a se prepararem para o mercado de trabalho no setor de agronegócio. Estiveram presentes representantes da Faculdade Engenheiro Salvador Arena, Aviagen América Latina LTDA, Coopercitrus, Irrigamais, John Deere, Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga e Jacto do Brasil. “As palestras abordaram temáticas relacionadas à avicultura industrial de corte, utilização de drones na produção agrícola, além de contemplar assuntos relacionados à importância da irrigação e de aditivos, os desafios do setor, e as inovações tecnológicas para a proteção sustentável de plantas”, revela Cristina.

 

A importância da Fundação Salvador Arena para o mercado – Tal como o evento “Conexão com o Mercado”, a Fundação Salvador Arena incentiva e promove diversas ações educacionais e sociais. “A FSA tem como missão integrar à sociedade, os grupos e indivíduos diretamente assistidos, proporcionando-lhes uma nova etapa de vida, em que a dignidade e os fundamentos básicos da educação e da cidadania sirvam de alicerces para uma nova sociedade”, explica o Gerente de Desenvolvimento e Promoção Social da FSA, Sérgio Loyola.

De acordo com os relatórios divulgados pela Fundação Salvador Arena recentemente, nos últimos dez anos, foram destinados mais de R$ 750 milhões para iniciativas beneficentes, sobretudo, para as áreas de educação (79%) e assistência social (21%). Por meio destas iniciativas, nesse período, mais de 1,7 milhão de pessoas foram beneficiadas diretamente a partir dos projetos desenvolvidos ou apoiados pela Fundação.

A Escola Técnica Agropecuária Salvador Arena (ETASA), onde foi realizado o encontro, possui a finalidade de contribuir com a formação de mão de obra qualificada para atuar no setor agroindustrial, oferecendo cursos totalmente gratuitos. Para isso, a instituição disponibiliza semestralmente 40 vagas para o Curso Técnico em Agropecuária, destinadas a candidatos formados no Ensino Médio e que ainda não tenham formação superior completa. Com uma instalação de 449 hectares, os estudantes também têm acesso à estrutura produtiva da empresa Agroindustrial Salvador Arena, nos setores Agrícola e Pecuário.

Além da ETASA, a Fundação Salvador Arena mantém, ainda, o Centro Educação da Fundação Salvador Arena (CEFSA), que integra o Colégio Engenheiro Salvador Arena, o qual atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e Cursos Técnicos, e também a Faculdade Engenheiro Salvador Arena, que oferece curso de graduação e pós-graduação. Além de oferecer aos alunos alimentação saudável, material didático e uniforme, o CEFSA investe constantemente na atualização de sua infraestrutura, buscando atender às mais diferentes necessidades de crianças, jovens e adultos nas áreas da cultura, do conhecimento, do esporte e do lazer.

Exemplos dessa excelência são: o Teatro Engenheiro Salvador Arena, com capacidade para 536 espectadores; o Estádio Olímpico Bronze TM 23, com dimensões oficiais, arquibancada e pista de atletismo e o Conjunto Aquático, com duas piscinas, sendo uma delas semiolímpica; diversos laboratórios amplamente equipados para suas especialidades, e quatro bibliotecas interativas para atender alunos de diferentes faixas etárias.

A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência social, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. Tema prioritário na área de educação, os programas próprios oferecidos no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e na Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena, receberam aporte de R$ 61,2 milhões em 2022, custeando todas as atividades e os serviços oferecidos gratuitamente, com 100% de recursos próprios. Apoia projetos sociais de OSCs em todo o Brasil por meio de recursos financeiros e assessoria técnica e disponibiliza ciclos de formação em Gestão Profissional e em Sustentabilidade Financeira, com cerca de 100 horas cada, que consistem em capacitar e qualificar as OSCs brasileiras para alcançar a condição de Excelência no Bem, de forma profissional, autônoma e eficaz. Em 2022 foram aplicados R$ 17,4 milhões em 110 programas socioassistenciais, que contemplaram projetos sociais e capacitação de organizações do terceiro setor, beneficiando diretamente 42.714 pessoas e indiretamente, 139.898 pessoas.

A Termomecanica é líder no setor de transformação de Cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados, e também atua, desde 2016, na fabricação de produtos em Alumínio. Fundada em 1942 pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 2 bilhões de reais. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros e geração de empregos. A Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro, pois parte de seus resultados são direcionados para transformação social por meio da sua controladora, Fundação Salvador Arena.

Conta com quatro fábricas no Brasil (três em São Bernardo do Campo – SP e Manaus – AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Grande Buenos Aires), além de três Centros de Distribuição (São Bernardo do Campo – SP, Joinville – SC e na Carolina do Norte – EUA) e cerca de 2.000 empregados. Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974 está entre as “Maiores e Melhores” da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking “As Melhores da Dinheiro”, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.


EPR Comunicação Corporativa