Ferramentas digitais, como xarvio® FIELD MANAGER, podem gerar economia média acima de 60% em recursos para o manejo de plantas daninhas

Fertilizantes, defensivos agrícolas em geral e combustíveis vem ficando mais caros para o agricultor e o uso de tecnologias digitais pode contribuir na melhor gestão destes custos. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP, no orçamento médio para produção de soja na safra 2022/2023, calculado em outubro/2022, eram necessárias 10 sacas a mais que no mesmo mês de 2020 e uma saca a mais que em outubro de 2021.

Outro dado, calculado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, aponta que, na média, o Custo Operacional Efetivo da produção de soja aumentou 34,6% na safra 2021/2022 em relação à 2020/2021. Para a produção de milho, houve aumento de 31,1% na safra verão e 56,7% na segunda safra entre 2020/2021 e 2021/2022.

Apesar de não ter controle sobre os custos dos insumos, por exemplo, os produtores rurais podem usar ferramentas que otimizam o seu uso, especialmente quando se trata de recursos como sementes, fertilizantes, defensivos, maquinário, combustível, horas de trabalho da equipe e recursos naturais, e, dessa forma, mitigar efeitos de aumento de preços. A tecnologia digital é uma das soluções que está mudando a forma como os agricultores gerenciam seus investimentos na produção.

“A digitalização é um marco importante na agricultura, já que traz mais assertividade na tomada de decisões, possibilita a redução custos em função do uso mais racional dos insumos, assim como o aumento da eficiência e da produtividade. Os mapas gerados a partir de imagens de satélite e drone, por exemplo, permitem que os agricultores tenham acesso a dados reais sobre as condições das plantas e do solo, umidade, temperatura e outros fatores que afetam a produção agrícola. Em algumas situações, até em tempo real”, pondera Ricardo Arruda, gerente técnico do xarvio®, marca de agricultura digital da BASF.

As tecnologias digitais oferecem uma série de soluções para ajudar o agricultor no dia a dia da gestão da fazenda e da safra, com a geração de dados que devem ser levados em conta na hora da tomada de decisão. Entre os recursos disponíveis no mercado, destacam-se:

  1. Monitoramento da lavoura: realizado a partir de imagens geradas por sensores, satélites e drones, traz dados sobre as condições das plantas e do solo, oferecendo uma visão mais aprofundada de cada uma das áreas cultivadas para que o agricultor trace a melhor estratégia de manejo, ajustando a aplicação de insumos, como defensivos, reguladores de crescimento e maturadores com base nas necessidades específicas de cada talhão.
  2. Nutrição da lavoura: imagens de satélite para mapear a variabilidade do solo de cada talhão e realizar a aplicação de fertilizantes em taxa variável de acordo com as necessidades específicas, de forma que maximize a produtividade.
  3. Irrigação inteligente: sensores e medidores de umidade do solo são usados para controlar sistemas de irrigação, fornecendo água apenas onde e quando for necessário.
  4. Modelos de previsão: algoritmos de aprendizado de máquina podem prever o crescimento das plantas, permitindo que os agricultores planejem a compra de insumos com base na demanda futura.

 

Comportamento do consumidor agrícola – Dados da pesquisa “A Mente do Agricultor Brasileiro”, realizado pela consultoria McKinsey & Company mostram que o agricultor brasileiro é considerado pioneiro no uso em tecnologias digitais: aproximadamente 50% dos produtores do país já adotam ou estão dispostos a adotar soluções que tragam maior precisão na tomada de decisão e nas estratégias de manejo. Outro ponto interessante destacado pelo estudo é que somos os que mais adotam práticas sustentáveis na agricultura, parte delas motivadas pela digitalização, como a aplicação de fertilizante em taxa variável, que 51% já fazem ou pretendem fazer nas próximas safras.

“A tendência que observamos no campo é um aumento contínuo no uso de novas tecnologias digitais que trazem resultados reais no campo”, comenta Arruda, trazendo como exemplo a plataforma FIELD MANAGER, do xarvio: “a economia de insumos no controle de plantas daninhas a partir do nosso mapeamento via drone tem média acima de 60% no cultivo da soja e algodão, incluindo a redução significativa no volume de água necessário para a diluição dos produtos nas aplicações. Em dessecação (soja e trigo) e desfolha (algodão), a economia média é de 30%. E os mapas para aplicação de regulador de crescimento na cultura do algodão chegam a gerar uma economia média de 25%”.

A BASF Digital Farming está na vanguarda da transformação digital da agricultura, otimizando a produção agrícola. É a marca xarvio® Digital Farming Solutions que oferece produtos digitais baseados em uma plataforma líder de modelagem de cultivos, que oferece consultoria agronômica independente e específica para a zona do campo, possibilitando que os agricultores produzam de maneira mais eficiente e sustentável. Os produtos xarvio® SCOUTING, FIELD MANAGER e HEALTHY FIELDS estão sendo usados por agricultores em mais de 100 países. O xarvio® FIELD MANAGER é usado por 90.000 agricultores (área total de mais de 12 milhões de ha) em 16 países, e o xarvio SCOUTING é usado por mais de 7 milhões de agricultores e consultores.

Divisão de Soluções para Agricultura da BASF – A agricultura é fundamental para fornecer alimentos saudáveis e acessíveis suficientes para uma população em rápido crescimento, ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais. Ao trabalhar com parceiros e profissionais agrícolas enquanto integra critérios de sustentabilidade em todas as decisões de negócios, nós ajudamos os agricultores a criarem impactos positivos na agricultura sustentável. É por este motivo que investimos em uma sólida estrutura de R&D, combinando ideias inovadoras e ações práticas no campo. Nosso portfólio inclui sementes e traits especificamente selecionados, soluções químicas e biológicas de proteção de cultivos, soluções para o manejo do solo, saúde vegetal, controle de pragas e ferramentas digitais. Com equipes especializadas em laboratório, campo, escritório e produção, nos esforçamos para encontrar o equilíbrio certo para o sucesso — para agricultores, para a agricultura e para as futuras gerações. Em 2021, nossa divisão gerou vendas de €8.2 bilhões.

Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 111 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de €78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.


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