O novo Laboratório de Pós-colheita e Agregação de Valor da Apta Regional de Piracicaba, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, fica na Rodovia SP 127, Km 30, em Piracicaba- SP.
A Unidade desenvolve pesquisas na área de pós-colheita de frutas e hortaliças, com destaque em conservação, que visa o prolongamento da vida útil dos produtos e processamento, agregando valores. O laboratório terá áreas de microbiologia e fitopatologia, processamento, análises químicas e serão realizadas pesquisas como de processamento de frutas e hortaliças de alho e azeitona; e pesquisas de pós-colheita com ornamentais, frutas nativas, cenoura, morango e cachaça artesanal.
A diretora Monica Satori de Camargo destaca que a inauguração é extrema relevância diante das pesquisas realizadas na área com diversos parceiros – de instituições públicas, empresas privadas, prefeituras e produtores. “Além disso, é possível difundir os resultados das pesquisas e ampliar a prestação de serviços pela Unidade da Apta Regional de Piracicaba”, destaca.
“Realizamos projetos de pesquisa em identificação e controle de doenças pós-colheita, avaliação de métodos de conservação (controle de temperatura e embalagens), determinação da composição química de folhas e curvas de maturação dos frutos de oliveira; qualidade da cachaça artesanal”, detalha a Diretora.
–
Assessoria de Comunicação da
Secretaria de Agricultura e Abastecimento