Em 2024, a unidade produzirá 1 milhão de toneladas/ano de fertilizantes fosfatados
A EuroChem celebra nesta quarta-feira, 22/02, um ano da aquisição do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, em Minas Gerais, e registra um marco importante: o avanço de 50% no cronograma da obra da segunda fase do projeto, que consiste na implantação de plantas químicas de ácido sulfúrico e de ácido fosfórico, considerando a respectiva montagem eletromecânica, o alteamento de uma das estruturas geotécnicas e o comissionamento da instalação. O marco foi alcançado três meses antes do estimado no planejamento da obra, que teve início em julho de 2022 e deve ser concluída no primeiro trimestre de 2024.
EuroChem Salitre é a primeira unidade de mineração do Grupo EuroChem fora da Europa – a empresa possui outras quatro minas, além de nove plantas químicas com capacidade de produção de 20 milhões de toneladas/ano de fertilizantes. Atualmente, em Salitre, a mina e a planta de beneficiamento, que já estão em operação, produzem cerca de 400 mil toneladas de concentrado fosfático por ano. Quando a obra da segunda fase estiver concluída, Salitre produzirá 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano.
O Vice-presidente de Produção Upstream e Projetos/CapEx na América do Sul da EuroChem, Gustavo Horbach, ressalta a relevância da unidade para o agronegócio brasileiro.
“A aquisição do Complexo de Salitre nos torna um player na produção de fertilizantes na América do Sul, atuando da mina à mesa, da produção à distribuição. Estamos presentes de norte a sul do Brasil e na Argentina, com 22 unidades de mistura e distribuição. Salitre consolida nossa estratégia de crescimento, de forma alinhada ao Plano Nacional de Fertilizantes. A nossa produção de fertilizantes fosfatados para o mercado nacional representará 15% do consumo interno, o que reduzirá a dependência das importações deste insumo e fortalecerá a competitividade do agronegócio no país”, afirma Horbach.
Em adição, Horbach destaca a estratégia adotada para a retomada do projeto. “Temos cerca de 2,5 mil trabalhadores na obra e, em fevereiro, registramos 3 milhão de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento. A rápida integração dos nossos profissionais contribuiu para que alcançássemos os resultados atuais. Trabalhamos de forma integrada e temos o compromisso de atuar de maneira sustentável e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos territórios onde estamos inseridos, compartilhando valor com as comunidades que nos recebem”, esclarece.
–
Na América do Sul, tem presença comercial em todos os estados brasileiros com as 22 unidades de mistura e distribuição da EuroChem Fertilizantes Tocantins (10) e da Fertilizantes Heringer (12), da qual detém o controle acionário; e na Argentina com a EuroChem Emerger Fertilizantes. Com a EuroChem Salitre, primeira unidade de produção fora da Europa, produzirá 1 milhão de fertilizantes fosfatados/ano a partir de 2024.
Nosso portfólio é completo: linha Premium, Solúveis e Convencionais para atender os diversos cultivos. Auxiliamos os produtores a colher os melhores resultados e ter alta produtividade com o menor impacto possível ao ambiente, levando alimento a milhares de pessoas .