Empresa da holding Crop Care, desenvolve tecnologias com princípios ativos biológicos, visando rentabilidade do produtor e sustentabilidade
A Agrobiológica Sustentabilidade, empresa de produtos biológicos da holding Crop Care, atingiu a marca de 1,5 milhão de hectares tratados com o Aptur, produto desenvolvido com exclusividade pela empresa sediada em Leme, no interior de São Paulo, para o controle da cigarrinha do milho, uma das pragas mais devastadoras das lavouras brasileiras.
O princípio ativo desta tecnologia, conhecido como Bioshock, é o fungo Isaria fumosorosea, um dos mais utilizados para controle biológico da Dalbulus maidis no Brasil, nome científico da cigarrinha do milho.
O fungo age por contato, seja durante a fase de ninfa, ou seja, ainda jovem, ou adulta do inseto. Uma vez que o produto é lançado na lavoura, o Isaria fumosorosea causa uma espécie de infecção na cigarrinha, formando uma colônia interna dentro da praga, que serve como fonte de multiplicação do fungo.
Além do Isaria fumosorosea, para uma ação mais efetiva de prevenção e eliminação da praga, o Aptur contém outros agentes combinados, como metabólitos, esporos e estruturas já prontas, que tornam a aplicação mais eficiente e oferecem um controle mais rápido, o que é um diferencial para o produtor.
“Nos últimos anos a cigarrinha do milho se tornou um dos principais problemas para os produtores do grão. Isso aumentou a demanda de produtos biológicos e químicos para o combate da praga. Os produtos biológicos têm se mostrado uma alternativa viável e de melhor performance no controle desta praga em relação ao agroquímico. Isso é sinônimo de que mais pesquisas estão sendo realizadas em busca de soluções sustentáveis para problemas recorrentes nas lavouras”, explica Marcelo Pessanha, CEO da Crop Care.
Investindo no futuro dos biológicos – Até 2025, a Agrobiológica Sustentabilidade espera investir R$ 100 milhões em ampliação e modernização fabril, além de fomentar novos projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos. “O novo e moderno complexo fabril, localizado em Itápolis, interior de São Paulo, será capaz de lançar 20 novos produtos já nos próximos ciclos produtivos”, comemora Pessanha.
Em um forte processo de expansão, mais de 30 contratações serão realizadas para as áreas de vendas, além de pesquisa e desenvolvimento de mercado, ainda neste ciclo e, de acordo com o CEO, novas vagas também serão abertas para posições no segmento industrial da companhia em breve.
“O futuro da agricultura está em tecnologias seguras, produzidas por pessoas altamente capacitadas, que prezam a agenda ambiental e respeitam a legislação, sem deixar de lado a rentabilidade do produtor”, finaliza o executivo
–