Retomada das feiras e abertura de mercados contribuíram para esse resultado
O retorno dos eventos presenciais permitiu à HORSCH, fabricante de implementos para preparo de solo, plantio e pulverização, apresentar, de forma física e em diversas regiões, toda a linha de produtos especificados para a América Latina para potenciais clientes que não conheciam pessoalmente todos os produtos. Além disso, a abertura de concessionários, em polos importantes da agricultura brasileira, permitiu a demonstração dos equipamentos presencialmente, para mais clientes potenciais, estreitar laços e fortalecer relacionamentos. “A soma destes dois fatores fez crescermos mais de 40% em 2022”, afirma Rodrigo Duck, diretor-geral da empresa no Brasil.
Duck destaca que a estratégia de crescimento da empresa está focada na ampliação da rede de concessionários assim como na abertura de pontos de venda. “Hoje, temos oito grupos empresariais, sete no Brasil e um no Paraguai, totalizando mais de 25 pontos de venda. Inauguramos neste ano unidades em Jataí/Goiás, Vilhena/Rondônia, Campos de Júlio/Mato Grosso e em Balsas/Maranhão. Para 2023, já temos confirmadas três novas inaugurações: uma em Rondonópolis, no Mato Grosso, outra em Palmas, no Tocantins, e mais uma em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul”, afirma o executivo.
Oferecer novos produtos também fez parte do plano de negócios em 2022, contribuindo para os resultados positivos do ano. Nesse período, a HORSCH lançou o pulverizador Leeb VL 5280, um equipamento que é um marco para a companhia, e que veio para elevar a pulverização latino-americana a um novo patamar. O diretor-geral da empresa diz que para 2023 já estão programados alguns lançamentos. “Temos várias novidades, mas duas que consideramos estratégicas: a EVO TL, equipamento desenvolvido com agricultores brasileiros, com intuito de fazer o mesmo trabalho da EVO CS, ou seja, adubação em profundidade, mas com o TL temos a possibilidade de trabalhar em profundidades ainda maiores, de até 30, 35 cm. É um equipamento desenvolvido, validado no campo, e acreditamos que tem um belo potencial. Além de adubar e escarificar, ele pode ser ainda adicionado de um opcional que é o MiniDrill, capaz de fazer a distribuição de sementes miúdas, economizando uma operação”, explica Duck.
Ele complementa relatando que, para aproveitar o fato de a empresa ser líder no mercado de semeadoras na Europa e o retorno do interesse dos produtores em culturas de inverno, ainda este ano será lançada a semeadora Dakar, “com a mesma qualidade, tecnologia e precisão que temos nas nossas plantadeiras, agora nas semeadoras”, comenta Duck.
Em relação às perspectivas para 2023, o executivo diz que o “nosso agronegócio se tornou extremamente relevante para o mundo”. Para ele, hoje está cada vez mais clara a limitação no cultivo de alimento e a produção latino-americana tem assumido um papel importante nesse assunto. Conforme diz, o mundo precisa se alimentar, e “nós precisamos continuar produzindo”. Por conta de todo o ocorrido no último ano, de uma redução de margem aos produtores, é preciso se tornar cada vez mais eficiente e aproveitar melhor os seus investimentos, produzir mais em suas próprias áreas. “Com isso, acreditamos que o produtor brasileiro vai continuar investindo em alta tecnologia, para que tenha uma produtividade melhor em sua própria área”, finaliza Duck.
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