SOMAR Pessoas já impactou mais de 2 mil pessoas e ajudou a impulsionar os negócios de clientes com expansão de lojas e profissionalizando com cursos e treinamentos as equipes de vendas e da área administrativa dos seus distribuidores
Com o objetivo de oferecer uma estrutura de serviços com foco na profissionalização de pessoas, potencializando os negócios de seus distribuidores, revendas e cooperativas parceiras, a ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, conta, desde 2016, com o SOMAR Pessoas. O projeto é peça-chave no relacionamento com os canais de venda, já que os apoia em seus objetivos, com estratégia, planejamento e consultoria personalizados.
“Nesses seis anos do programa, já realizamos mais de 360 serviços, entre consultoria, planejamento estratégico, capacitação de equipe de vendas, eventos, treinamentos técnicos, entre outros. Com isso, alguns canais conseguiram expandir sua atuação, abrindo novas lojas, outros atingiram uma valorização nos negócios que acabaram sendo incorporados por holdings internacionais, por exemplo”, afirma Marcio Reis (foto), gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da ADAMA.
O programa, exclusivo para clientes parceiros da ADAMA, já beneficiou mais de 140 canais de vendas, em 11 estados do Brasil e vai ao encontro da demanda crescente por profissionalização do setor. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em 2022, o agronegócio brasileiro empregou mais de 19 milhões de pessoas em 2022, um aumento de 4,6% na comparação com 2021. Reis acredita que o projeto auxilia na difusão do conhecimento em áreas estratégicas do agro, como gestão, técnicas de vendas, negociação e atendimento ao cliente. “Além disso, eleva o nível de parceria e de confiança da ADAMA com os canais e é uma forma de crescermos juntos. Temos a expectativa de entregar nossa consultoria a um número crescente de distribuidores e produtores do nosso País e apoiá-los no fortalecimento e crescimento de seus negócios”, diz Reis.
Exemplo de sucesso – A Agrícola Kanadá é um case de sucesso do SOMAR Pessoas. Desde 2019, a revenda contrata o serviço Sistema Gestão de Desempenho (SGD), que possibilita que a empresa tenha os indicadores e o modelo de performance de cada colaborador, avaliando a parte técnica e comportamental. “Já na primeira etapa, conseguimos levar metas para 100% dos colaboradores, desde o nível operacional ao nível estratégico e, após a implementação do programa, conseguimos com que a Agricola Kanadá, que possui 35 anos de história no mercado do agronegócio, expandisse suas atividades em Campo Grande e Dourados, ambas no Mato Grosso do Sul”, explica Reis.
Apenas em 2022, estima-se que 2.400 profissionais do setor participaram do SOMAR Pessoas e a expectativa para 2023 é de que sejam impactadas 3 mil pessoas.
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Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo.