Foodtech que conecta pequenos produtores de café com consumidores conscientes atinge captação de R$ 805 mil por meio da plataforma Arara Seed
A Veroo Cafés, foodtech que conecta pequenos produtores de todo o território nacional a consumidores conscientes, acaba de conquistar R$ 805 mil via Arara Seed, primeira plataforma de investimento coletivo em startups do setor de agronegócio. O valor é uma extensão de uma rodada anterior (pré-seed) realizada em dezembro de 2020 em que a startup captou R$1,26 milhões. De 2020 a 2021, a Veroo Cafés triplicou o faturamento e ainda pretende crescer 60%, fechando dezembro com uma média de 2.300 assinantes ativos.
“O grande diferencial da empresa e que chama a atenção de investidores é que além de estar inserida em um setor com um alto potencial e recorrência, também é capaz de gerar impactos na cadeia de consumo, já que adquire os seus produtos de pequenos produtores, pagando pelo menos 25% a mais do que o mercado de commodities”, diz Henrique Galvani, COO da Arara Seed.
A partir do encerramento dessa rodada, a foodtech pretende investir a maior parte do valor captado no fortalecimento da marca por meio de ações de marketing e vendas, além da construção de um aplicativo próprio. “Com o fim de captação, pretendemos acompanhar de perto os próximos passos da Veroo Cafés, principalmente por conta da oportunidade de crescimento do mercado. Hoje estamos na transição da terceira para a quarta onda dos cafés especiais, o que significa levar café de alta qualidade para o público em massa”, finaliza Galvani.
O alto potencial a qual o COO menciona são os números do setor cafeeiro. Um estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC – observou que apesar da crise econômica gerada pela pandemia, a busca pelo produto seguiu em crescimento ao longo de 2021. Ao todo, registrou-se um aumento de 1,71% no consumo do alimento em relação a 2020. Além disso, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e o segundo maior consumidor.
Ainda em 2022 estima-se que foram colhidas 47 milhões de sacas, sendo que 8 milhões são de cafés especiais. Segundo a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, o consumo de café especial no país cresceu 15% no último ano, o que mostra que os consumidores estão cada dia mais exigentes. “Mais uma etapa concluída. Reforço o nosso compromisso e propósito de tornar a startup cada vez mais protagonista na transformação do mercado de café e ser uma marca referência neste mercado. Essa jornada não é um sprint, mas uma maratona, e o apoio da Arara Seed e dos investidores que acreditam em nós é fundamental nessa construção”, revela Gabriel Barruffini, fundador & CEO da Veroo Cafés.
–