Top Farmers reuniu cerca de 500 produtores rurais de norte a sul do Brasil, em Campinas, no interior de São Paulo, que juntos somam 14,5 milhões de hectares.

A quinta edição do Top Farmers – Desenvolvendo Competências para o Campo trouxe ao público uma programação diferenciada reforçando do título de um dos mais importantes encontros dos maiores produtores rurais do Brasil. Durante dois dias, os participantes debateram temas atuais, que traçam os cenários político e econômico, novas tecnologias, sucessão familiar, liderança e sustentabilidade. O evento reuniu um público de cerca de 500 médios e grandes produtores rurais, que juntos somam 14,5 milhões de hectares, e mais de 30 patrocinadores e profissionais que atuam fora da porteira.

Tivemos aqui mais de 14,5 milhões de hectares reunidos, 300 grandes grupos e 700 pessoas. Imagine a expressão disso para o nosso agro! É maior que muitos países da Europa. Para nós, superou todas as expectativas que tínhamos. Trouxemos nomes importantes, diretores e dirigentes de empresas renomadas do setor. O principal motivo se deve ao conteúdo no Top Farmers. O momento é de aproveitar as oportunidades”, avalia Luciana Martins, Diretora Executiva do Grupo Conecta, que organiza o evento.

Dados oficiais do segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), prevê mais uma vez recorde na safra brasileira de grãos com 313 milhões de toneladas.O encontro que reuniu produtores de norte a sul do Brasil foi uma forma de entender como estão as expectativas para este ciclo.

“Aqui no evento a gente teve a oportunidade de conversar com alguns agricultores que já estão com a safra de soja plantada. Eu diria que é um bom começo de uma safra que tende a ser recorde. Um evento como esse nos anima a participar cada vez mais e serve como estímulo para trazer mais inovação”, afirma Cassio Greghi, diretor da divisão agro da Sumitomo Chemical, empresa que participou do evento pela primeira vez.

A edição chancela um ano tão desafiador e ao mesmo tempo de grandes oportunidades. No primeiro dia, o professor Marcos Fava Neves apresentou as oportunidades e o cenário para os próximos meses. Ele destacou o protagonismo do agronegócio brasileiro apesar dos desafios a partir da nova configuração do governo. Já a jornalista especializada em agronegócio, Kellen Severo, fez uma leitura deste momento pós-eleição, falou sobre geopolítica e abordou a recente participação do país na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 27)  e o protagonismo do Brasil como fornecedor de alimento para um mundo com oito bilhões de habitantes. A tecnologia também foi destaque, principalmente no setor de tratores. O presidente da John Deere no Brasil, Antonio Carrere, apresentou as novidades da marca e os investimentos em tecnologia de ponta para acompanhar a produtividade do campo e alavancar ainda mais o setor.

“O sucesso do evento deve-se soma dos esforços do Grupo Conecta para oferecer a todos os participantes assuntos de qualidade e atuais. Estamos felizes com esta edição do Top Farmers, que fez uma leitura minuciosa das mudanças repentinas na política e na economia, seja aqui ou lá fora. O produtor e a indústria precisam de informação para seguir investindo. Tivemos uma oportunidade única. Agora, já estamos preparando a agenda do ano que vem”, afirma Danilo Bomfim, Diretor do Grupo Conecta.


Comunicativas