Plataforma atingiu o recorde de 1 milhão de fretes publicados em um único mês (julho de 2022) e analisou os tipos de carrocerias que recebem mais demanda

 

A Fretebras, maior plataforma de transporte rodoviário de cargas da América Latina, bateu o recorde de 1 milhão de fretes publicados em um único mês, em julho de 2022. Diante disso, a empresa fez um estudo para entender quais foram os tipos de caminhões que receberam mais demanda de fretes. Os dados mostram que a maior parte dos transportes foram carregados em caminhões do tipo “pesado”, chegando a quase 70% do volume total.

O estudo revela que em seguida dos fretes do tipo “pesado” (Bitrem, Carreta, Carreta LS, Vanderleia e Rodotrem), que ficaram disparados no topo do ranking, aparecem os do tipo “médio” (Bitruck e Truck), com um quarto dos fretes (26%). Os “leves” (VLC, Toco, Fiorino e 3/4) aparecem com representatividade de 2,6%.

“O grande volume de fretes permite ao motorista negociar melhor os preços, por ter mais opções para escolher, além de contribuir para que o cargueiro fique menos tempo parado e que o caminhoneiro passe menos tempo longe de casa. Diante do preço atual do diesel, ter mais opções de cargas a serem carregadas ajuda bastante para que o caminhoneiro consiga fechar o mês com lucros”, declara o diretor de Operações da Fretebras, Bruno Hacad.

Na questão de variação no volume de fretes, todas as categorias tiveram crescimento, na comparação de julho deste ano com o mesmo mês do ano passado. A categoria de “pesados” registrou aumento de 47,6%, “médios” teve alta de 10,9% e os fretes “leves” tiveram mais de 70% de crescimento.

O número total de fretes publicados no mês passado teve um aumento de 19,7% em comparação com junho e um crescimento de 36,8%, em relação a julho de 2021. A boa performance dos cargueiros no mês, observada no estudo, demonstra que as transportadoras estão apostando cada vez mais na contratação de autônomos por aplicativo e isso representa uma grande oportunidade para os motoristas que ainda não usam esse tipo de plataforma no dia-a-dia.

 

Sul fica fora da curva e apresenta queda na demanda por cargueiros pesados – As regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste tiveram maior demanda por caminhões “pesados”, superando os 60% em todos os casos. De todas as regiões, apenas o Sul registrou uma queda na demanda por este tipo de veículo (-1,3 p.p), na comparação de julho deste ano com o mesmo mês do ano passado. Nas demais localidades foi registrado um aumento na demanda por “pesados” e queda na busca por carrocerias “médias”.

No Nordeste, os caminhões do tipo “pesado” foram os que mais carregaram (71%), registrando um crescimento de 2,7 p.p dessa categoria.

Entre os tipos de carroceria mais procurados pelas transportadoras, o tipo Rodotrem ficou no topo da lista na categoria “pesado”. Na categoria “médios”, aparece o modelo Truck, e nos veículos “leves”, o Toco foi o mais procurado.

 

Metodologia – A Fretebras analisou 1 milhão de fretes publicados em julho de 2022 na sua plataforma e fez comparações com outros meses, para definir os aumentos nas procuras pelos tipos de carrocerias. Para o estudo, os caminhões considerados foram:

  • Tipo “pesado” – Bitrem, Carreta, Carreta LS, Vanderleia e Rodotrem
  • Tipo “médio” – Bitruck e Truck
  • Tipo “leve” – VLC, Toco, Fiorino e 3/4

Fundada em 2008 em Catalão (Goiás), a FreteBras é a maior plataforma de transporte de cargas da América Latina. A empresa facilita as transações entre transportadoras e caminhoneiros, utilizando a tecnologia para tornar o transporte rodoviário de cargas mais seguro e eficiente. Com mais de 580 mil caminhoneiros cadastrados e 14 mil empresas assinantes, a FreteBras permite que fretes sejam publicados e negociados em minutos, reduzindo custos operacionais e aumentando a rentabilidade do setor. Em 2021, a FreteBras cresceu 70% e facilitou a transação de cerca de 3,5 milhões de cargas, distribuindo mais de R﹩28 bilhões em fretes. A empresa espera chegar ao final do ano com 10 milhões de cargas e R﹩ 80 bilhões em fretes negociados. Desde 2020, a empresa conta com o investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Invest) e foi considerada uma das 100 startups mais inovadoras de 2021.

 FirstCom Comunicação