MSD Saúde Animal e Copérdia se uniram no desenvolvimento desse projeto que aborda desde gestão das granjas suinícolas até sucessão familiar e bem-estar animal
Promover a atualização e capacitação dos extensionistas rurais, orientando técnicos, veterinários e agrônomos com temas macros de gestão e assuntos específicos da cadeia de suínos, é a proposta da recém-lançada Escola de Extensionista. O projeto é uma parceria entre MSD Saúde Animal e Cooperativa de Produção e Consumo de Concórdia (Copérdia), uma das maiores fornecedoras de matéria-prima ao Sistema Aurora, e foi lançado no final de junho, abrangendo 30 profissionais da empresa santa catarinense.
Com aulas presenciais e módulos gravados, exibidos por meio da Universidade Corporativa MSD, o curso é direcionado gratuitamente aos participantes e traz o conceito de Lifelong Learning, com temas como Construa um Mindset de Aprendizagem, Doenças dos Suínos, Biosseguridade, Saúde Única, Ambiência na Terminação e Identificação de Causas de Mortalidade. Também integra a grade a temática Sucessão Familiar na Propriedade, que será conduzida por um profissional convidado, o consultor de serviços técnicos de suínos Nilton Hillesheim.
Nilton ainda é responsável por um dos principais módulos, que orienta sobre o papel do dono e gerente da granja, como desdobrar metas de forma assertiva, como ter receitas e despesas descomplicadas, bem como estabelecer uma rotina e distribuição de tarefas, entre outros tópicos.
“É a primeira iniciativa de educação para extensionistas entre as cooperativas da Aurora Alimentos, se estabelecendo como uma ação de referência. Surgiu de uma necessidade de atualizar esse público e, a partir daí, transformamos em um projeto amplo, que seguirá até dezembro. Serão oito encontros”, explica José Luiz de Almeida, coordenador de território da unidade de Suinocultura da MSD Saúde Animal e um dos responsáveis pela ação.
Ainda de acordo com José Luiz, a Copérdia é parceira da empresa há 10 anos e realizar esse projeto reforça o compromisso em apoiar um novo olhar sobre o setor, tornando-o cada vez mais capacitado, voltado ao bem-estar animal e com cuidados com o meio ambiente e a sociedade. “A Escola de Extensionista valoriza o colaborador, promovendo a renovação do conhecimento técnico e de habilidades interpessoais. E essa é somente uma das diversas soluções que a companhia tem no portfólio para auxiliar estrategicamente o desenvolvimento do mercado e dos profissionais.”
Arlan Lorenzetti, gerente de suinocultura da Copérdia, ressalta que é uma parceria em que todos ganham. “A Escola permite uma melhor preparação do time e mais conhecimento para levarmos as melhores alternativas e soluções aos nossos associados, principalmente produtores de suínos. A MSD Saúde Animal sempre esteve ao nosso lado nessas conquistas, agregando resultados técnicos, econômicos e de crescimento pessoal e profissional.”
Ele também pontua que, para manter uma equipe de profissionais de campo, a atualização é fundamental, para que todos estejam alinhados às práticas de produção atualmente exigidas no mundo. Além disso, é uma profissão que é desafiada a todo tempo a superar problemas ambientais, sanitários, nutricionais e de ambiência. “A Escola auxiliará no amadurecimento de uma cultura de autorresponsabilidade e fará com que tenhamos mais foco nas ações e compromissos diários de cada extensionista”, afirma Arlan.
–
Ketchum
(11) 5090. 8941 | ketchum.com.br