Somando esforços com a agenda ESG, o frigorífico é o único brasileiro de produção de proteína animal que rastreia 100% dos fornecedores diretos para garantir que sigam diretrizes ambientais e compartilha essas informações com consumidores através de QR Codes em seus produtos
A fim de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU e firmar o seu compromisso na questão ambiental, a Frigol implementou práticas com foco em resultados para os pilares ESG. Um dos destaques é a rastreabilidade socioambiental que a empresa vem desenvolvendo e aprimorando desde 2009. Inclusive, é o único frigorífico brasileiro que realiza o rastreamento de 100% dos animais originados para a produção dentro e fora do Bioma Amazônico, em todas as suas plantas, localizadas no Pará e no estado de São Paulo. Desenvolvida em parceria com a Ecotrace e a Niceplanet, a ferramenta ajuda a empresa a adquirir animais de propriedades regulamentadas e que atendam às diretrizes ambientais e respeitem as particularidades dos locais nos quais eles são criados.
“Fomos o primeiro frigorífico brasileiro a implantar a rastreabilidade socioambiental para os fornecedores diretos em todas as linhas de produtos. Isso significa garantir o controle de origem em todos os locais onde a empresa atua. Para autenticar a transparência e dar confiança neste processo, buscamos as melhores ferramentas para análises dos fornecedores e para compilação das informações verificadas. Levou anos, milhares de testes, mas por fim tivemos sucesso, e todos os nossos produtos bovinos in natura tanto para o mercado interno quanto externo têm um Código QR que conta sua história”, explica Carlos Corrêa, diretor administrativo e sustentabilidade da Frigol.
Esse sistema de rastreabilidade possui características peculiares, pois todo o processo é monitorado, desde o gado que está na fazenda, passando por uma documentação verificada e registrada em blockchain (sistema de registro que não permite alterações) e com uso de Inteligência Artificial para classificação das peças. Todas essas informações são disponibilizadas aos pecuaristas, que podem acompanhar todo o trajeto, o peso e a condição do animal pelo smartphone. “É a tecnologia em benefício de uma atividade que reflete no meio ambiente.
Por outro lado, o consumidor também tem acesso a essa tecnologia, já que o produto é embalado com o QR Code contendo informações sobre a situação das fazendas de origem seguindo cinco critérios: Desmatamento, Trabalho Escravo, Invasão de terras indígenas, Embargo do IBAMA e Invasão de Unidade de Conservação Ambiental. Os dados são retirados diretamente dos sites dos órgãos oficiais, sem a interferência da empresa. É possível acessar as informações diretamente do smartphone, fazendo a leitura do código QR. “Temos a percepção de que somos protagonistas das necessárias mudanças para o mundo sustentável, por isso, a Frigol mantém o olhar na direção de ações que possam fomentar a sustentabilidade da convivência entre a sociedade, a empresa e o meio ambiente”, finaliza o diretor administrativo e sustentabilidade da Frigol.
Preocupação com o bem-estar animal e ambiental – Outro diferencial da Frigol é promover regras significativas para proteção animal, garantir um produto ético e seguro, atender legislações nacionais e internacionais. Os processos seguem as recomendações estabelecidas por órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Programa STES da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) e Farm AnimalWelfare Committee (FAWC).
Além disso, a empresa já participa do Pacto pela Amazônia, iniciativa do Ministério Público do Pará, e monitora seus fornecedores. E, mesmo não tendo a obrigatoriedade desse protocolo no Estado de São Paulo, também adotou o mesmo procedimento visando os benefícios para a sustentabilidade.
A origem rastreável é um dos pilares da Frigol para manter o elevado padrão de qualidade, a transparência com o consumidor e as certificações dos produtos comercializados junto ao Serviço de Inspeção Federal, atendendo a criteriosos requisitos sanitários e política de qualidade.
–
Fundamento Grupo de Comunicação
(11) 5095-3866 | fundamento.com.br