Invenção brasileira, ele é tão popular quanto a manteiga, e está presente em 64,5% das casas brasileiras, com grande potencial de crescimento

Em função dos impactos da covid-19, 2020 e 2021 foram anos desafiadores para diversos setores do mercado brasileiro, entre eles o lácteo, que se deparou com o aumento dos custos de produção do fornecedor rural e menor oferta de leite no campo, por exemplo. Em contrapartida, o consumo de derivados do leite aumentou consideravelmente durante a pandemia. É fácil pensar que esse aumento traria melhorias para as indústrias, mas, pelo contrário; a corrida para buscar o leite no campo inflacionou o preço do leite in natura, o que resultou no aumento de 53,6% no custo do litro pago ao produtor rural.

Este cenário se refletiu também na CATUPIRY®, empresa brasileira, dona do primeiro requeijão do Brasil, desenvolvido há mais de 110 anos. Durante o período, a marca registrou que o volume de venda subiu em média 11,42% ao ano, desde 2019. “Enfrentamos diversos fatores na compra do leite, desde uma forte seca na safra de 2020 até o frio mais rigoroso no inverno de 2021. Tudo isso impactou no custo do leite e não podíamos repassar para o consumidor final. A solução que encontramos foi avançar na distribuição, buscando as chamadas áreas brancas, onde nossos concorrentes não atuavam, e investir na exportação. Afinal, a demanda mundial também aumentou”, explica Francisco Délio, Superintendente de Controladoria e Compliance na CATUPIRY®.

 

Brasileiro nato – Criação brasileira, o requeijão está presente em 64,5% dos domicílios no Brasil, e pode ser consumido em diversos momentos do dia, seja no café da manhã ou em inúmeras receitas, salgadas ou doces. No mercado, há dois tipos: o culinário e o cremoso, que vem no tradicional copo, sendo que as principais diferenças estão na consistência e no sabor.

Quanto ao mercado exterior, embora haja produtos similares, não existe nada com os mesmos atributos do requeijão brasileiro nos Estados Unidos e em países da Europa, o que deixa o produto com forte potencial de crescimento nestes mercados. “Conseguimos garantir a continuidade de investimentos graças a forte demanda interna e a oportunidade no mercado externo”, analisa o superintendente.

Atualmente, a CATUPIRY® conta com cerca de 880 produtores de leite, assistidos constantemente pela equipe da qualidade. Os volumes da empresa são divididos entre food service e auto-serviço. O tradicional CATUPIRY® Original possui forte aderência com o público, além da linha culinária e os pães de queijo apresentarem aumentos significativos nos últimos períodos.

Há 110 anos, em Minas Gerais, os imigrantes italianos, Mário e Rosa Silvestrini, produziram o primeiro requeijão cremoso do Brasil. De uma receita de família, o casal fez nascer a Laticínios CATUPIRY® um sonho que virou realidade em novembro de 1911, na estância hidromineral de Lambari. Empresa 100% nacional, o nome significa “excelente” em tupi-guarani. A qualidade das matérias-primas e o rigor dos processos industriais fizeram da CATUPIRY® um ícone em qualidade e excelência, garantindo produtos de alto padrão, sempre saborosos e pronto para deixar os momentos ainda mais deliciosos. Atualmente, a marca possui mais de 70 produtos no portfólio, com variedades de requeijões, inclui cream cheese, mini salgados, pães de queijos, pizzas artesanais, entre outros. Vale dizer que a CATUPIRY® atravessou fronteiras e já comercializa vários itens das linhas de produtos para os EUA e, recentemente, iniciou a exportação para alguns países da América do Sul.

Dezoito Comunicação
(11) 3674-4400 |dezoitocom.com.br