Invenção brasileira, ele é tão popular quanto a manteiga, e está presente em 64,5% das casas brasileiras, com grande potencial de crescimento
Em função dos impactos da covid-19, 2020 e 2021 foram anos desafiadores para diversos setores do mercado brasileiro, entre eles o lácteo, que se deparou com o aumento dos custos de produção do fornecedor rural e menor oferta de leite no campo, por exemplo. Em contrapartida, o consumo de derivados do leite aumentou consideravelmente durante a pandemia. É fácil pensar que esse aumento traria melhorias para as indústrias, mas, pelo contrário; a corrida para buscar o leite no campo inflacionou o preço do leite in natura, o que resultou no aumento de 53,6% no custo do litro pago ao produtor rural.
Este cenário se refletiu também na CATUPIRY®, empresa brasileira, dona do primeiro requeijão do Brasil, desenvolvido há mais de 110 anos. Durante o período, a marca registrou que o volume de venda subiu em média 11,42% ao ano, desde 2019. “Enfrentamos diversos fatores na compra do leite, desde uma forte seca na safra de 2020 até o frio mais rigoroso no inverno de 2021. Tudo isso impactou no custo do leite e não podíamos repassar para o consumidor final. A solução que encontramos foi avançar na distribuição, buscando as chamadas áreas brancas, onde nossos concorrentes não atuavam, e investir na exportação. Afinal, a demanda mundial também aumentou”, explica Francisco Délio, Superintendente de Controladoria e Compliance na CATUPIRY®.
Brasileiro nato – Criação brasileira, o requeijão está presente em 64,5% dos domicílios no Brasil, e pode ser consumido em diversos momentos do dia, seja no café da manhã ou em inúmeras receitas, salgadas ou doces. No mercado, há dois tipos: o culinário e o cremoso, que vem no tradicional copo, sendo que as principais diferenças estão na consistência e no sabor.
Quanto ao mercado exterior, embora haja produtos similares, não existe nada com os mesmos atributos do requeijão brasileiro nos Estados Unidos e em países da Europa, o que deixa o produto com forte potencial de crescimento nestes mercados. “Conseguimos garantir a continuidade de investimentos graças a forte demanda interna e a oportunidade no mercado externo”, analisa o superintendente.
Atualmente, a CATUPIRY® conta com cerca de 880 produtores de leite, assistidos constantemente pela equipe da qualidade. Os volumes da empresa são divididos entre food service e auto-serviço. O tradicional CATUPIRY® Original possui forte aderência com o público, além da linha culinária e os pães de queijo apresentarem aumentos significativos nos últimos períodos.
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