3ª edição da ANUFOOD Brazil cresce em 38% o número de expositores e consolida-se como a plataforma de inovação e negócios globais no setor de alimentos e bebidas
A ANUFOOD Brazil 2022 — principal feira de negócios para o mercado de alimentos e bebidas da América do Sul, realizada de 12 a 14 de abril, reuniu mais de 300 expositores, dos quais 195 participando pela primeira vez, e mais de 900 marcas, que apresentaram inovação e tendências em alimentos artesanais, bebidas funcionais, produtos orgânicos e embalagens diferenciadas para atender um consumidor cada vez mais consciente.
Em sua 3ª edição, a mostra reuniu no São Paulo Expo, lançamentos, novidades e produtos disruptivos de 10 setores da indústria de A&B, e proporcionou uma experiência rica e inspiradora para 10.134 visitantes vindos de todo o Brasil e de países como Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Uruguai, entre outros.
A participação de 11 pavilhões internacionais — EUA, Argentina (ProSalta, La Rioja, Catamarca), Peru, Uruguai, Itália, Alemanha, Turquia, Indonésia e Sri Lanka — e expositores independentes de 16 países também chancelam a importância da ANUFOOD Brazil para os profissionais do varejo, food service, hotelaria, distribuição e os demais agentes na cadeia de valor do setor que visitaram a feira.
Para o diretor-geral da Koelnmesse Brasil, Beni Piatetzky, o sucesso da ANUFOOD se consolida em um momento importante com a volta dos eventos presenciais. “Tenho certeza de que o saldo foi muito positivo para todos, com o acesso às novas tecnologias e a ampliação das redes de contato, tão essenciais na jornada de inovação e crescimento das empresas de alimentos e bebidas”.
A programação de eventos paralelos da feira, organizados em parceria com associações do setor, incluiu uma ampla grade de conferências, visitas guiadas, palestras e experiências com convidados especiais. Entre os parceiros estratégicos da Feira estão a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) e FGV Europe (Fundação Getúlio Vargas) e, pela primeira vez, o parceiro social Gerando Falcões.
Organizada pela Koelnmesse, líder global na promoção de eventos para o mercado de alimentos e bebidas, a ANUFOOD Brazil é inspirada na Anuga — maior evento do setor do mundo. “Sendo o Brasil um dos maiores produtores de alimentos do mundo, o conceito da ANUFOOD se adapta perfeitamente à grandeza e ao potencial do setor de alimentos e bebidas. Por isso identificamos a necessidade de um evento dedicado à toda cadeia produtiva, proporcionando novos e estratégicos negócios”, ressalta Piatetzky. A feira abriu para expositores e visitantes possibilidades de ampliar a presença no mercado interno, além de aprimorar o posicionamento de seus produtos no mercado internacional.
A edição de 2023 já tem data marcada e novo local, adianta o executivo. “A 4ª edição da ANUFOOD Brazil vai acontecer entre os dias 11 e 13 de abril, no Distrito Anhembi, São Paulo, Brasil”.
Congresso, palestras, workshop e muito conteúdo – Com mais de 60 horas de conteúdo nos três auditórios da feira, entidades e especialistas renomados do setor de alimentos e bebidas, tais como FGV Europe, GV Agro, Embrapa, Ital, Senai-SP, Senai nacional, Abir, Euromonitor, SVB, Organis, Expo Supermercados, Instituto Conpizza, Abrasel-SP, BaresSP, ANR, entre outros, levaram ao público visitante o que há de mais moderno em se tratando de tecnologia, gestão e produção.
O Congresso ANUFOOD Brazil discutiu temas de grande interesse para o setor, como o da Alimentação Plant Based, que estuda as novas tecnologias para a produção de carnes a partir de plantas, e a Bioeconomia aplicada na transformação da indústria de alimentos. O Ital, por exemplo, preparou debates sobre estudos publicados em tendências e com foco no Brasil Pack Trends. A entidade trouxe ainda um bloco de atividades dedicado à avaliação e discussão sobre o Fraunhofer Innovation Platform for New Food Systems, que tem como foco principal o aproveitamento de resíduos da indústria de alimentos para obtenção de ingredientes e produtos de maior valor agregado.
Destaque também para o 1º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro e Vizinhança realizado em parceria com a Expo Supermercados, que abordou temas baseados em três pilares: Negócios, Experiências e Inovações com a presença de porta-vozes das de redes varejistas de várias partes do país, entre elas Dalben Supermercados, Supermercado Da Gente, Grupo Mateus, Davita Supermercados, Pessotto da Cida, Tauste, Nevada Supermercados e Rede Brasil.
Rodadas de Negócios: compradores e expositores conectados – A ANUFOOD Brazil trouxe três Rodadas de Negócios para esta edição. A Rodada de Negócios da Koelnmesse contou com 31 compradores, dos quais 07 internacionais, interessados em novidades, novos produtos e fornecedores. Foram realizadas 2 mil reuniões com os expositores da feira durante os três dias. Destaque também para as rodadas do FOHB — Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, que promoveu de 122 reuniões com 10 redes de hotéis, e da Apex-Brasil com o Programa PEIEX com 249 reuniões entre 64 empresas brasileiras e sete compradores internacionais. As estimativas são de 42 milhões na geração de negócios.
Espaços de produtos naturais e orgânicos – Organizado em parceria com a Organis, o espaço Orgânicos em Movimento contou com a participação de empresas que apresentaram novidades e lançamentos de produtos orgânicos. A Organis preparou um painel mostrando os conceitos e características desse mercado que vem ganhando cada vez mais consumidores. Um nicho lucrativo, cuja presença, conforme comprovam os números, vêm crescendo de forma sólida. Foram abordados desde a situação atual, com apresentação de uma grande e exclusiva pesquisa nacional de consumo, até um panorama das tendências e inovações desse mercado, seguidas de um debate aberto ao público.
Em conjunto com os orgânicos, a feira teve também um pavilhão dedicado a produtos naturais, alimentação saudável e alimentos funcionais. O Espaço Natural Food trouxe novidades como erva de chimarrão e tereré transformada em insumo para a produção de pratos doces e salgados, óleo de coco em forma de manteiga e castanha de caju que virou queijo.
Inovações, descobertas e as tendências do setor – O Espaço Descobertas, dedicado às marcas locais inovadoras, proporcionou à feira reunir 34 expositores que apresentaram produtos autênticos e saudáveis. A atenção do público também esteve voltada para o espaço #food, organizado pela FoodVentures junto da Conexão.f, incubadora de conhecimento da Fundepag — Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, um ponto de encontro para toda a cadeia do setor de alimentos e bebidas com foco na apresentação de 15 startups. Da mesma forma, o Espaço Food Trends se dedicou a produtos diferenciados, disruptivos e inovadores, entre eles a bebida funcional Shot Me, marca pioneira no desenvolvimento desse produto no país.
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