A busca pela melhora da conservação do solo, por meio da tecnologia, tem aumentado no decorrer dos anos, devido a conscientização dos produtores por meio do apelo de uma produção mais sustentável e práticas de ESG nas empresas. Por conta da semana do Dia Nacional da Conservação do Solo (15/04), e comemoração dos 50 anos de plantio direto, o Núcleo Jovem Coplacana irá promover a live ‘Práticas para a conservação do solo e plantio direto’, no dia 13/04, às 19:30, com a participação dos palestrantes Dra. Isabella Clerici de Maria, engenheira agrônoma pesquisadora do IAC e Renato Trevizoli, zootecnista e produtor rural.
O Brasil tem práticas de conservação do solo mais tradicionais, por conta disso o sistema de plantio direto ainda está sendo implementado no país. A técnica surgiu nos Estados Unidos, e foi estudada e avançada em terras brasileiras através de Herbert Bartz, considerado o ‘pai’ do plantio direto no Brasil, o produtor foi a primeira pessoa a usar a técnica.
A proposta da live é realmente proporcionar o encontro entre uma pesquisadora e um produtor rural para promover o diálogo fornecendo cada vez mais conteúdo para os clientes e cooperados da COPLACANA.
O investimento na conservação do solo é necessário e evita erros comuns quando falamos de problemas como a compactação e dimensionamento das práticas de condução da água, por exemplo. Erros esses que afetam a erosão laminar, prejudicando diretamente a produção e fertilidade de toda uma propriedade rural.
Onde? Transmissão online através do canal da Coplacana no Youtube.
Palestrantes: Dra Isabella Clerici de Maria, Engenharia agrônoma, com mestrado e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ/ Universidade de São Paulo; pesquisadora científica do Instituto Agronômico (IAC) e docente do Programa de Pós- Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical.
–
–
Zaru Comunicação
(11) 3882-0122 | zarucomunicacao.com.br